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Nos últimos anos o conceito de “bem-estar” tem
vindo a ganhar atenção junto dos consumidores, que se mostram cada vez mais
conscientes dos seus hábitos de consumo e das consequências que eles têm para a
sua saúde e para o meio ambiente. E por isso, na saúde
e na natureza: preservar é a palavra de ordem.
Segundo
um recente estudo da Think with Google, o interesse dos cidadãos com o seu
bem-estar deixou de ser uma preocupação “sazonal” para passar a ser uma
preocupação “ativa” e constante.
A pandemia veio acelerar uma tendência global
que obriga marcas e empresas a repensarem os seus modelos de negócios e a forma
como contribuem para a preservação da saúde das pessoas e para a
sustentabilidade do próprio planeta. É precisamente este o compromisso dos
projetos e das marcas que vamos conhecer ao longo desta emissão, onde começamos
por surfar a chamada onda ecológica!
O jornalista Francisco Branco mergulha
esta semana num setor que procura posicionar Portugal como uma referência em
termos de sustentabilidade: o do surf! Projetos como a Brusco, uma marca de
acessórios e produtos amigos do ambiente, e o Bukubaki Eco Surf Resort, um
glamping ecológico às portas de Peniche, estão em destaque esta semana na
rubrica Destino Sustentável.
Logo depois acompanhamos uma mudança de direção
das correntes no mundo das bebidas alcoólicas, com a Pure Piraña. Trata-se da
nova aposta do grupo Heineken na categoria de hard seltzers, um segmento que
nasceu há quase seis anos e que no final de 2020 já vendia o equivalente a 12%
das cervejas no Estados Unidos, o mercado de origem desta nova bebida, que
procura apelar a um consumidor preocupado com a sua saúde.
A saúde e bem-estar
é, de resto, uma dimensão que durante a pandemia ganhou ainda mais relevância
no seio das empresas. No entanto, há já alguns
anos que várias organizações começaram a olhar para esta dimensão de forma mais
séria. É o caso da Siemens e da Allianz, que em Portugal ainda antes da crise
sanitária já desenhavam estratégias e programas específicos nesta área para
aumentar a qualidade de vida, a motivação e produtividade dos trabalhadores. Aprofundamos o tema na reportagem desta semana da
rubrica Empresas Humanas.
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