Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial

Pesquisa

A opinião de Pedro Matias
Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução "Industrial"
17 de Janeiro de 2022
Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial
Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução "Industrial"

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

É verdade. Parece que ainda estamos a meio da 4ª Revolução Industrial, mas vem aí a 5ª Revolução Industrial.

 

O tempo hoje corre mais rápido do que nunca e os muitos anos que demoraram a passar da primeira Revolução Industrial para a segunda Revolução Industrial (praticamente 100 anos); e da segunda Revolução Industrial para a terceira (também quase 100 anos), já foram muito menos na passagem da terceira Revolução Industrial para a 4ª e por isso se percebe que os tempos de migração e de evolução de ciclos são hoje muito mais curtos.


A Economia e a Sociedade andam hoje a uma velocidade vertiginosa e tudo aquilo que o #Digital trouxe à vida quotidiana de todos nós, ainda mais acelerou estes processos. Hoje, um telemóvel ou computador de última geração fica desatualizado em 18 meses. Uma viatura topo de gama fica desatualizada em 36 meses. Um avião de última geração fica desatualizado em 60 meses.


Na era dos QR-Codes, do Blockchain, onde a Inteligência Artificial controla grande parte das nossas vidas e em que até a Arte e Cultura sucumbiram ao #Digital através dos NFT – Non Fungible Tokens, tudo acontece à velocidade de um click sobre fibra óptica. O Grupo Inditex, dono da marca Zara, apresentou esta semana a sua primeira coleção virtual de roupa no Metaverso onde qualquer pessoa se pode vestir e vestir também o seu avatar. Por isso sabemos que o 5G está na rua, mas já há milhares de empresas a trabalhar nas bases das futuras redes de última geração que são baseadas no 6G.

Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial

As anteriores Revoluções Industriais basearam-se muito nos aspetos mecânicos e na evolução tecnológica. A 5ª Revolução Industrial assenta nos aspetos qualitativos e de lifestyle, ligados ao ambiente e à Cultura e a tudo aquilo que tem por detrás a aposta no desenvolvimento sustentável.


Ou seja, os fatores diferenciadores desta nova Revolução Industrial são a aposta que cada vez mais as pessoas e nomeadamente os jovens fazem na qualidade de vida e na primazia que dão à mesma. A aposta que os países e os Governos fazem quando apostam nas energias renováveis, na qualidade de vida dos seus povos, nas smart-cities, na economia circular e em políticas ativas ligadas aos vários eixos do desenvolvimento sustentável.


Hoje, os jovens já não hesitam e querem viver a sua vida em pleno e fazer e desfrutar de tudo aquilo em que acreditam e querem “experienciar”.


Por isso muito jovens recusam atualmente excelentes ofertas de emprego de multinacionais de referência para se dedicarem àquilo em que acreditam e querem fazer. O que há uns anos seria um emprego “perfeito” para toda a vida transformou-se hoje em algo que os jovens evitam.


A 5ª Revolução Industrial é ditada assim pelo poder do indivíduo e por tudo aquilo que ele está disponível, ou não, para fazer. Por tudo aquilo em que ele acredita e nos sacrifícios, leia-se “fretes”, que já não está disponível para fazer. As empresas já não escolhem as pessoas. São as pessoas que escolhem as empresas. A 5ª Revolução Industrial é, sobretudo, uma “revolução cultural” no modo de estar na indústria.


Não que uma vida diferente não tenha sacrifícios. Há sempre sacrifícios. Mas as novas gerações estão disponíveis para todos os sacrifícios desde que acreditem verdadeiramente neles e estejam de acordo com os valores que defendem e querem viver.


Por isso, hoje em dia, um grupo de jovens saídos da Universidade prefere por exemplo abrir a sua Startup e lutar por ela sem tréguas do que aceitar um “honroso” emprego numa qualquer multinacional. O “American Dream” transformou-se no “Unicorn Dream”..

 

Num mundo moderno e sofisticado e onde se busca cada vez mais o lifestyle e a qualidade de vida, os Jovens preferem gerir a sua agenda na base de vários interesses. Podem começar o dia a fazer compras de produtos tradicionais e biológicos num mercado local; fazer surf ou jogar golf cedo durante a manhã; trabalhar toda a tarde num espaço empresarial de referência que esteja enquadrado pelas preocupações de desenvolvimento sustentável; fazer jogging ou jogar paddel ao final do dia, e ainda jantar com a família ou com clientes em espaços de referência. O Sol, o clima, a gastronomia, o desporto e a cultura são ativos altamente valorizados.


Por outro lado, procuram países que lhes dêem esta possibilidade e em que seja possível conjugar os vários aspetos deste novo lifestyle. Preferem a incerteza na base da “experiência”, à “certeza” na base da monotonia.


Por isso a 5ª Revolução Industrial baseia-se precisamente nestes aspetos: países e Governos que combatem verdadeiramente as alterações climáticas; países e Governos que apostam e desenvolvem políticas ativas ligadas ao desenvolvimento sustentável e países e Governos que dão atenção primordial à qualidade de vida e dão mais atenção ao “Produto Interno de Felicidade” do que ao “Produto Interno Bruto”. As empresas e o Mundo empresarial estão a seguir este caminho e já perceberam que têm atualmente colaboradores mais exigentes sobre estas dimensões.


A 5ª Revolução Industrial é baseada não na robotização ou na automatização, mas sim na humanização e na inteligência emocional. Na 5ª Revolução Industrial o individuo e as suas realizações são o centro e por isso quem não compreender isso dificilmente terá sucesso e conseguirá integrar os melhores nas suas equipas.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Prepare-se. Vem aí a 5ª Revolução Industrial

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile