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Nesta altura do ano, os centros comerciais enchem-se para os últimos presentes de Natal. Apesar do mercado online estar em crescimento, as lojas físicas ainda são o local preferido dos consumidores nacionais para fazerem as suas compras.
Segundo o Estudo de Natal 2019 da Deloitte, os chocolates, perfumes e roupa são os presentes mais desejados pelos portugueses. Mas se está desinspirado, damos-lhe a conhecer algumas marcas portuguesas que estão a crescer e que vale a pena conhecer.
SHE by JLO – o rápido crescimento de uma marca online
Pode conhecê-la através das influenciadoras. Seguem-se posts com a identificação da SHE by JLO. A marca portuguesa nasceu há 2 anos por acaso. Hoje vende peças de roupa através do online e está em crescimento.
Filipe Ferreira e Joana Lousada tinham regressado de Luanda há quase um ano e meio. Investiram em vários negócios sem sucesso, até que no final de novembro de 2017, Joana foi com uma amiga a um fornecedor e decidiu trazer algumas peças de roupa. Na altura o Instagram estava a crescer e o Facebook a lançar o Marketplace. Fotografaram alguns artigos e criaram um logótipo simples e rápido. As interações foram muitas, assim como os seguidores e as vendas. Hoje contam com uma equipa de 7 pessoas mas a ideia é aumentar para dar resposta ao rápido crescimento da marca.
“Desenvolvemos uma estratégia de marketing digital com base em influenciadoras que estavam alinhadas com a moda e a nossa maneira de estar, a partir daí foi orgânico. Com o consumidor cada vez com menos tempo, o negócio online está em franco crescimento. Cada vez mais as pessoas preferem receber em casa/trabalho uma peça de roupa do que perder tempo em centros comerciais à procura do que se pretende”, explica-nos Filipe Ferreira.
O fator preço é crucial no negócio da SHE by JLO que aposta ainda na personalização das encomendas. As consumidoras têm a oportunidade de serem aconselhadas em relação às suas medidas e qual o tamanho a comprar.
“Em todas as pecas que enviamos temos uma equipa de logística que coloca perfume na roupa e na embalagem (perfume pediátrico que não mancha a roupa), faz um cartão personalizado para cada cliente e a roupa é embrulhada em papel vegetal e depois na caixa. A ideia é que quando a cliente a receber, seja um momento único e só dela”, acrescenta Filipe.
O segredo de sucesso da marca está na forma apaixonada com que os fundadores vivem o momento e no próximo ano esperam-se muitas novidades.
“Neste momento a estratégia passa por conseguir manter os níveis de serviço e resposta excelente. Lançar o site, depois um “guide size” e até uma aplicação. Crescer e cimentar a posição no mercado, mudar de instalações para um sítio maior. Crescer as nossas duas marcas mais recentes: a shebyacessorios e a shebykids. Lançar ainda uma quarta marca e fazer um rebranding”, acrescenta Filipe.
Brigadeirando – um doce presente vindo do Brasil
“Chegou, chegando”, como diz a música brasileira, e conquistou o mercado nacional. A Brigadeirando nasceu de um desejo de criar algo único e diferente em Lisboa. Nasceu da vontade de Carolina Henke, paulista de gema, que quis tornar mais doce um mercado por explorar.
“Sinceramente não sabia se conseguiria introduzir um doce tão tipicamente brasileiro na terra do pastel de nata…Mas a verdade é que deu mais certo do que eu imaginava”, explica-nos a fundadora.
Mas foi na dúvida que Carolina criou algo doce. Uma receita que envolve manteiga, leite condensado e, claro, chocolate, aos quais se junta uma pita de amor e imaginação.
“Inspiro-me nos sabores que eu gosto, em doces diferentes mas que sei que talvez possa dar certo com o brigadeiro. Crio e recrio. Muitos doces são da nossa imaginação, mas claro que também me inspiro em páginas do Instagram, marcas de fora de Portugal que de alguma forma ajudam. O segredo? É ser criativo”, acrescenta.
A criatividade levou a que a Brigadeirando já conte com uma loja em Lisboa, no LX Factory. Há a possibilidade de envio para todo o país e ainda a personalização de produtos. A criatividade não se esgota, já que a cada mês, estação ou data especial, há novas categorias de doces tendo como base o brigadeiro.
“Adoro quando os clientes confiam em mim e me deixam criar o produto final para um momento marcante, seja um aniversário, um casamento ou até mesmo uma sobremesa especial de domingo. Os clientes gostam de ser mimados, tudo o que faço é exatamente como eu gostaria, sou muito fiel a tudo o que envolve a Brigadeirando. Sacos, caixas, cartões, fitas…é tudo muito pensado”, diz-nos a CEO.
O Natal é o melhor mês de vendas da Brigadeirando e Carolina diz-se feliz quando vê um dos produtos típicos do Brasil à mesa dos portugueses nesta quadra especial.
“Quero poder no futuro estar ainda melhor posicionada, porque tenho sempre o cuidado de criar o produto final e valorizar a marca…Esse é o meu maior obstáculo. Em 2020 vou abrir uma loja em Cascais e aumentar a nossa loja principal. Para crescer é preciso arriscar, e acredito na marca que criei”, finaliza.
Rufel – a perfeição dos acessórios nacionais
Perfeccionistas desde a seleção dos materiais até à criação do artigo. As malas Rufel são fabricadas de forma semi-artesanal, distinguem-se não só pela qualidade das peles como pela durabilidade do seu produto. De Santa Maria da Feira para o mundo, a marca nasceu em 1975 pelas mãos de Rufino Leite dos Santos e é caracterizada por um negócio familiar que começou num anexo de casa.
Hoje Carina e Ivânia Santos dão continuidade ao negócio do pai, uma marca que inicialmente produzia apenas bolsas de homem e que só mais tarde se dedicou à vertente feminina.
“A Rufel faz viagens internacionais entre duas a três vezes por ano, para se inspirar e acompanhar o melhor da moda internacional. Aquilo que procuramos é adaptar sempre as tendências ao nosso público”, explicam-nos as administradoras da marca.
Público esse que vai desde os 25 aos 60 anos, um target preocupado com as tendências mas também qualidade e durabilidade dos produtos. O mercado internacional é importante para a Rufel já que neste momento exporta para todo o mundo, incluindo França, EUA, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Angola ou Moçambique.
“Ultimamente o mercado externo valoriza muito o “Made in Portugal”. Até achamos que neste momento o mercado internacional valoriza ainda mais do que o nacional, o que nos entristece um bocadinho, pois achamos que aquilo que é nosso é o que realmente deve ser valorizado. Se todos os portugueses comprassem produtos “Made in Portugal” o nosso país crescia mais e a nossa economia nacional sentia realmente um desenvolvimento”, referem.
O Natal é uma época importante para a Rufel que promete trazer muitas novidades para 2020 sempre com o mote “A imagem é sua, a Rufel apenas acrescenta os acessórios”
Labrador – a personalização da alfaiataria nacional chegou a Nova Iorque
Fundada em 1991 por dois amigos lisboetas que sentiram necessidade de criar uma marca de estilo clássico mas intemporal, que oferece elegância e bom-gosto, a Labrador afirmou-se desde cedo pela qualidade e autenticidade dos seus produtos. Mas foi o serviço personalizado que conquistou o consumidor português. Depois de passar por um período difícil na sua vida, a Labrador acabou por ser adquirida por um cliente da marca: José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group. Hoje é o filho, com o mesmo nome do pai, e a mulher, Mónica Pinto Basto, que a gerem e lhe têm dado um novo rumo.
“Sempre nos distinguimos pela qualidade dos tecidos e produtos com que trabalhamos e pelo fabrico 100% português. A Labrador orgulha-se de ser “proudly made in Portugal”, mote que adotamos recentemente para nos posicionarmos, não só no mercado nacional, mas também com vista a levarmos a marca para mercados internacionais num futuro próximo”, explica José Luís Pinto Basto, CEO da Labrador, ao Imagens de Marca.
O serviço de alfaiataria é o fator diferenciador já que permite ao consumidor adquirir um fato ou camisa ao seu gosto e medida através de um atendimento personalizado. Atualmente a Labrador conta com três espaços físicos: em Lisboa, no Espaço Amoreiras; em Cascais, no CascaisShopping e no Porto, no Península Boutique Center. E há ainda uma loja online.
“A alfaiataria é um serviço distintivo da Labrador, que existe desde a criação da marca. Os clientes historicamente optavam apenas pelos ajustamentos feitos pelos nossos alfaiates a um fato em loja, mas neste momento temos visto cada vez mais procura pelo “made-to-measure”, onde o fato é feito de raiz com as medidas do cliente”, refere o CEO.
Cerca de 10% dos clientes da marca já optam por este serviço e o número está a aumentar. O que levou a Labrador a ampliar o serviço e as opções de alfaiataria na nova loja, no Espaço Amoreiras, em Lisboa, a partir do qual é possível escolher e personalizar todos os aspetos do fato, desde o tecido, ao modelo, forro, tipo de botões ou até ao fit: mais clássico ou mais ajustado.
Este ano a marca já entrou no mercado norte-americano, mais concretamente na capital da moda – Nova Iorque – com uma pop-up store de uma semana. No futuro pretendem continuar a apresentar a marca na Big Apple, pelo menos duas vezes por ano, numa fase inicial, e expandir a outras cidades da costa leste em breve.
“Lançámos este ano, uma ferramenta de customização de camisas na nossa loja online onde é possível escolher o corte da camisa, o padrão, punhos, a frente dos botões, tipo de colarinhos e até incluir monogramas com as inicias do nome. Esta ferramenta será replicada, em breve, também para os fatos”, explica-nos o responsável.
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