Prendas de Natal? Inspire-se nestas marcas portuguesas

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Prendas de Natal? Inspire-se nestas marcas portuguesas
20 de Dezembro de 2019
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Nesta altura do ano, os centros comerciais enchem-se para os últimos presentes de Natal. Apesar do mercado online estar em crescimento, as lojas físicas ainda são o local preferido dos consumidores nacionais para fazerem as suas compras.

Segundo o Estudo de Natal 2019 da Deloitte, os chocolates, perfumes e roupa são os presentes mais desejados pelos portugueses. Mas se está desinspirado, damos-lhe a conhecer algumas marcas portuguesas que estão a crescer e que vale a pena conhecer.

SHE by JLO – o rápido crescimento de uma marca online

Pode conhecê-la através das influenciadoras. Seguem-se posts com a identificação da SHE by JLO. A marca portuguesa nasceu há 2 anos por acaso. Hoje vende peças de roupa através do online e está em crescimento.

Filipe Ferreira e Joana Lousada tinham regressado de Luanda há quase um ano e meio. Investiram em vários negócios sem sucesso, até que no final de novembro de 2017, Joana foi com uma amiga a um fornecedor e decidiu trazer algumas peças de roupa. Na altura o Instagram estava a crescer e o Facebook a lançar o Marketplace. Fotografaram alguns artigos e criaram um logótipo simples e rápido. As interações foram muitas, assim como os seguidores e as vendas. Hoje contam com uma equipa de 7 pessoas mas a ideia é aumentar para dar resposta ao rápido crescimento da marca.

“Desenvolvemos uma estratégia de marketing digital com base em influenciadoras que estavam alinhadas com a moda e a nossa maneira de estar, a partir daí foi orgânico. Com o consumidor cada vez com menos tempo, o negócio online está em franco crescimento. Cada vez mais as pessoas preferem receber em casa/trabalho uma peça de roupa do que perder tempo em centros comerciais à procura do que se pretende”, explica-nos Filipe Ferreira.

O fator preço é crucial no negócio da SHE by JLO que aposta ainda na personalização das encomendas. As consumidoras têm a oportunidade de serem aconselhadas em relação às suas medidas e qual o tamanho a comprar.

“Em todas as pecas que enviamos temos uma equipa de logística que coloca perfume na roupa e na embalagem (perfume pediátrico que não mancha a roupa), faz um cartão personalizado para cada cliente e a roupa é embrulhada em papel vegetal e depois na caixa. A ideia é que quando a cliente a receber, seja um momento único e só dela”, acrescenta Filipe.

O segredo de sucesso da marca está na forma apaixonada com que os fundadores vivem o momento e no próximo ano esperam-se muitas novidades.

“Neste momento a estratégia passa por conseguir manter os níveis de serviço e resposta excelente. Lançar o site, depois um “guide size” e até uma aplicação. Crescer e cimentar a posição no mercado, mudar de instalações para um sítio maior. Crescer as nossas duas marcas mais recentes: a shebyacessorios e a shebykids. Lançar ainda uma quarta marca e fazer um rebranding”, acrescenta Filipe.

Brigadeirando – um doce presente vindo do Brasil

“Chegou, chegando”, como diz a música brasileira, e conquistou o mercado nacional. A Brigadeirando nasceu de um desejo de criar algo único e diferente em Lisboa. Nasceu da vontade de Carolina Henke, paulista de gema, que quis tornar mais doce um mercado por explorar.

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“Sinceramente não sabia se conseguiria introduzir um doce tão tipicamente brasileiro na terra do pastel de nata…Mas a verdade é que deu mais certo do que eu imaginava”, explica-nos a fundadora.

Mas foi na dúvida que Carolina criou algo doce. Uma receita que envolve manteiga, leite condensado e, claro, chocolate, aos quais se junta uma pita de amor e imaginação.

“Inspiro-me nos sabores que eu gosto, em doces diferentes mas que sei que talvez possa dar certo com o brigadeiro. Crio e recrio. Muitos doces são da nossa imaginação, mas claro que também me inspiro em páginas do Instagram, marcas de fora de Portugal que de alguma forma ajudam. O segredo? É ser criativo”, acrescenta.

A criatividade levou a que a Brigadeirando já conte com uma loja em Lisboa, no LX Factory. Há a possibilidade de envio para todo o país e ainda a personalização de produtos. A criatividade não se esgota, já que a cada mês, estação ou data especial, há novas categorias de doces tendo como base o brigadeiro.

“Adoro quando os clientes confiam em mim e me deixam criar o produto final para um momento marcante, seja um aniversário, um casamento ou até mesmo uma sobremesa especial de domingo. Os clientes gostam de ser mimados, tudo o que faço é exatamente como eu gostaria, sou muito fiel a tudo o que envolve a Brigadeirando. Sacos, caixas, cartões, fitas…é tudo muito pensado”, diz-nos a CEO.

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O Natal é o melhor mês de vendas da Brigadeirando e Carolina diz-se feliz quando vê um dos produtos típicos do Brasil à mesa dos portugueses nesta quadra especial.

“Quero poder no futuro estar ainda melhor posicionada, porque tenho sempre o cuidado de criar o produto final e valorizar a marca…Esse é o meu maior obstáculo. Em 2020 vou abrir uma loja em Cascais e aumentar a nossa loja principal. Para crescer é preciso arriscar, e acredito na marca que criei”, finaliza.

Rufel – a perfeição dos acessórios nacionais

Perfeccionistas desde a seleção dos materiais até à criação do artigo. As malas Rufel são fabricadas de forma semi-artesanal, distinguem-se não só pela qualidade das peles como pela durabilidade do seu produto. De Santa Maria da Feira para o mundo, a marca nasceu em 1975 pelas mãos de Rufino Leite dos Santos e é caracterizada por um negócio familiar que começou num anexo de casa.

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Hoje Carina e Ivânia Santos dão continuidade ao negócio do pai, uma marca que inicialmente produzia apenas bolsas de homem e que só mais tarde se dedicou à vertente feminina.

“A Rufel faz viagens internacionais entre duas a três vezes por ano, para se inspirar e acompanhar o melhor da moda internacional. Aquilo que procuramos é adaptar sempre as tendências ao nosso público”, explicam-nos as administradoras da marca.

Público esse que vai desde os 25 aos 60 anos, um target preocupado com as tendências mas também qualidade e durabilidade dos produtos. O mercado internacional é importante para a Rufel já que neste momento exporta para todo o mundo, incluindo França, EUA, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Angola ou Moçambique.

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“Ultimamente o mercado externo valoriza muito o “Made in Portugal”. Até achamos que neste momento o mercado internacional valoriza ainda mais do que o nacional, o que nos entristece um bocadinho, pois achamos que aquilo que é nosso é o que realmente deve ser valorizado. Se todos os portugueses comprassem produtos “Made in Portugal” o nosso país crescia mais e a nossa economia nacional sentia realmente um desenvolvimento”, referem.

O Natal é uma época importante para a Rufel que promete trazer muitas novidades para 2020 sempre com o mote “A imagem é sua, a Rufel apenas acrescenta os acessórios”

Labrador – a personalização da alfaiataria nacional chegou a Nova Iorque

Fundada em 1991 por dois amigos lisboetas que sentiram necessidade de criar uma marca de estilo clássico mas intemporal, que oferece elegância e bom-gosto, a Labrador afirmou-se desde cedo pela qualidade e autenticidade dos seus produtos. Mas foi o serviço personalizado que conquistou o consumidor português. Depois de passar por um período difícil na sua vida, a Labrador acabou por ser adquirida por um cliente da marca: José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group. Hoje é o filho, com o mesmo nome do pai, e a mulher, Mónica Pinto Basto, que a gerem e lhe têm dado um novo rumo.

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“Sempre nos distinguimos pela qualidade dos tecidos e produtos com que trabalhamos e pelo fabrico 100% português. A Labrador orgulha-se de ser “proudly made in Portugal”, mote que adotamos recentemente para nos posicionarmos, não só no mercado nacional, mas também com vista a levarmos a marca para mercados internacionais num futuro próximo”, explica José Luís Pinto Basto, CEO da Labrador, ao Imagens de Marca.

O serviço de alfaiataria é o fator diferenciador já que permite ao consumidor adquirir um fato ou camisa ao seu gosto e medida através de um atendimento personalizado. Atualmente a Labrador conta com três espaços físicos: em Lisboa, no Espaço Amoreiras; em Cascais, no CascaisShopping e no Porto, no Península Boutique Center. E há ainda uma loja online.

“A alfaiataria é um serviço distintivo da Labrador, que existe desde a criação da marca. Os clientes historicamente optavam apenas pelos ajustamentos feitos pelos nossos alfaiates a um fato em loja, mas neste momento temos visto cada vez mais procura pelo “made-to-measure”, onde o fato é feito de raiz com as medidas do cliente”, refere o CEO.

Cerca de 10% dos clientes da marca já optam por este serviço e o número está a aumentar. O que levou a Labrador a ampliar o serviço e as opções de alfaiataria na nova loja, no Espaço Amoreiras, em Lisboa, a partir do qual é possível escolher e personalizar todos os aspetos do fato, desde o tecido, ao modelo, forro, tipo de botões ou até ao fit: mais clássico ou mais ajustado.

Este ano a marca já entrou no mercado norte-americano, mais concretamente na capital da moda – Nova Iorque – com uma pop-up store de uma semana. No futuro pretendem continuar a apresentar a marca na Big Apple, pelo menos duas vezes por ano, numa fase inicial, e expandir a outras cidades da costa leste em breve.

“Lançámos este ano, uma ferramenta de customização de camisas na nossa loja online onde é possível escolher o corte da camisa, o padrão, punhos, a frente dos botões, tipo de colarinhos e até incluir monogramas com as inicias do nome. Esta ferramenta será replicada, em breve, também para os fatos”, explica-nos o responsável.


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