Newsletter
Pesquisa
Lisboa foi uma das três cidades europeias indicadas como finalistas no que diz respeito ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa da Comissão Europeia que atribui ao vencedor a possibilidade de desenvolver um vídeo promocional, com a duração de três minutos, dedicado à promoção da cidade em causa e de medidas sustentáveis ao nível da mobilidade urbana.
Juntamente com a cidade polaca de Gdynia e com a espanhola Palma, os jurados apontaram a “forte visão de Lisboa para uma cultura de mobilidade mais sustentável e esforços de comunicação eficazes que alcancem tanto os residentes como os visitantes” como as principais razões que os levaram a incluir a capital portuguesa no grupo dos três finalistas.
Nos anos de 2016 e 2017, Lisboa tinha também sido indicada como uma das três candidatas finais à conquista deste prémio, mas não conseguiu sair vencedora. Tendo recebido 2800 candidaturas europeias, a edição de 2018 deste prémio configura-se como aquele que obteve uma maior adesão até hoje.
Distribuindo distinções em duas vertentes diferentes, este prémio indicou ainda Oliveira do Bairro, localizada no distrito de Aveiro, como uma das três finalistas no grupo das cidades com número inferior a 50 mil habitantes, tendo-se distinguido pela "ampla gama de medidas permanentes e fortes parcerias locais".
Tendo como objetivo promover a utilização de meios de transporte sustentáveis, provocando uma consequente redução ao nível das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, a Semana Europeia da Mobilidade terá lugar entre os dias 16 e 22 de setembro. Porém, a 21 de março já serão conhecidas as cidades vencedoras em ambas as categorias a concurso.
Quanto ao painel de jurados, este é composto por especialistas ligados à área dos transportes e da mobilidade, provenientes de entidades como a International Association Public Transport (UITP), a European Cyclists' Federation (ECF) e a Traject, empresa de gestão de mobilidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.