Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
No ano passado, a Finlândia apresentava-se como o país da
União Europeia onde beber uma bebida branca, vinho ou cerveja ficava mais caro
para os cidadãos.
Portugal foi, em 2020, um dos
países europeus onde o custo das bebidas alcoólicas ficou acima do valor médio
registado na União Europeia. Dados divulgados pelo Eurostat mostram ainda que a
Finlândia foi, dentro do contexto europeu, o país onde este tipo de produtos ficou
mais caro para os consumidores.
O Eurostat revelou que Portugal
se apresentou, no ano passado, como o 13.º país com as bebidas alcoólicas mais
caras entre os membros da União Europeia, com um índice de preços que ficou
5,9% acima da média europeia. O índice de preços medidos em paridade de poder
de compra fixou-se, em contexto português, nos 105,9, que fica acima do valor
de referência europeia, representado pelo valor 100.
Dentro do grupo dos 27 países que
constituem a União Europeia, era na Finlândia que as bebidas brancas, o vinho e
a cerveja, se apresentavam, no ano passado, mais custosos para os consumidores
(192,7 face aos 100, o valor de referência europeia). A este país seguiam-se a
Irlanda (180,7) e a Suécia (165,5).
Contrariamente, era na Hungria
que os cidadãos podiam disfrutar de uma bebida alcoólica a preços mais baixos
no período em causa, com um índice de preços a ficar-se pelos 72,7. A Roménia (73,8)
e a Bulgária (80,5) fecham, por sua vez, o top 3 dos países onde esta tipologia
de produtos ficava mais “em conta” para os consumidores no ano passado.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.