Pós-pandemia: 3 lições que as marcas chinesas nos deixam

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Pós-pandemia: 3 lições que as marcas chinesas nos deixam
5 de Maio de 2020
Pós-pandemia: 3 lições que as marcas chinesas nos deixam
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Pós-pandemia: 3 lições que as marcas chinesas nos deixam
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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No processo de recuperação da crise provocada pelo coronavírus é importante que as empresas ponham os seus olhos nas marcas que, há alguns meses, passaram exatamente pela mesma situação e que conseguiram enfrentá-la.


Neste caminho tão imprevisível e complexo, as marcas e empresas chinesas que conseguiram resistir a este duro golpe económico deixam aos profissionais de marketing algumas lições que deverão ser tidas em conta por países, como Portugal, que começam a vislumbrar o regresso à dita "normalidade".

De seguida, e com a ajuda do Adweek, apresentamos três lições de algumas marcas da China que poderão ajudar os marketeers a responderem com êxito aos desafios que surgirão nos próximos meses:


1. Mantenha os clientes fora da sua vista, mas nunca longe do seu alcance:

A rápida propagação da Covid-19 obrigou a maioria da população a ficar em casa, os negócios a encerrarem os seus espaços e as equipas a adotarem o teletrabalho. Ainda assim, para as marcas da China, o facto de os consumidores encontrarem-se confinados isso não significou necessariamente que ficassem afastados das mesmas. O plano passou por manter o contacto e a ligação através de uma comunicação baseada em apps digitais.

A Yum China é uma das companhias que seguiu esta estratégia, apostando desde 2015 no universo digital para oferecer aos seus clientes diferentes serviços, como pedidos antecipados ou presentes. Através da sua plataforma e da sua base de dados centralizada, foi lhe possível lançar novos produtos e serviços com agilidade, como menus personalizados ou kits para cozinhar em casa. A marca conta já com 230 milhões de utilizadores.


2. Faça das compras uma experiência social que acrescente valor:

Outro dos grandes “truques” que cresceu na China é o chamado “social commerce”. Neste campo, a Pinduoduo é um dos bons exemplos. De forma a ajudar a responder às dificuldades provocadas pela Covid-19, a marca tem vindo a associar-se a agricultores em zonas rurais para vender produtos. Por exemplo, na província de Yunnan, encontra-se a colaborar já com cerca de uma centena de projetos e vai ajudar 5 mil pessoas a especializar-se em e-commerce e na construção de marcas de produtos agrícolas.


3. Faça da logística um ponto-chave da experiência do cliente:

Com a maior parte das pessoas fechadas nas suas casas, a procura por serviços de entrega aumentou significativamente nas últimas semanas. A plataforma de comércio eletrónico Meituan-Dianping procedeu a uma análise e revela que quase 30% dos restaurantes inquiridos começou a realizar serviços de entrega como resposta à pandemia e quase metade dos restaurantes afirma que mais de 70% das suas receitas é proveniente do “delivery”. Graças à colaboração com empresas de logística, que permitiram realizar os serviços de entrega, muitas companhias conseguiram mitigar as consequências económicas desta crise. De acordo com o Adweek, entre os dias 26 de janeiro e 10 de março, mais de 200 mil negócios abriram as suas contas no serviço de entrega de produtos alimentares do Alibaba, Ele.me.

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