Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas

Pesquisa

Estudo Marktest
Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas
5 de Junho de 2025
Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas
Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

João Baião lidera na simpatia e Manuel Luís Goucha na honestidade, segundo estudo da Marktest.


As figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias ou de sensibilização social devem, acima de tudo, ser simpáticas e honestas. Esta é a conclusão da mais recente edição do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, realizado pela Marktest, que revela que a simpatia (76,1%) e a honestidade (75,7%) são os dois atributos mais valorizados pelos portugueses neste contexto.


João Baião foi o nome mais associado à simpatia, enquanto Manuel Luís Goucha lidera na associação à honestidade. Para além destas duas características, os inquiridos também destacaram outros atributos como credibilidade, sentido de humor, talento e competência — todos apontados por mais de metade dos entrevistados como importantes na escolha de figuras públicas para campanhas.


Na análise global do estudo, Cristiano Ronaldo e Manuel Luís Goucha surgem como os mais referidos em múltiplos atributos. Ronaldo lidera em prestígio (23,2%) e destaca-se ainda em reputação, talento e competência. Já Goucha é o mais associado a maturidade (13,2%), além de credibilidade, honestidade e sobriedade.


Outras personalidades também se destacam em atributos específicos: Ricardo Araújo Pereira foi o mais lembrado em sentido de humor (23,3%), Cristina Ferreira lidera na persuasão (13,8%) e Sara Sampaio na beleza (11,3%).


O estudo da Marktest traça assim um retrato claro das qualidades que o público português mais valoriza quando vê uma figura pública a representar uma marca ou causa: empatia, confiança e autenticidade.

Em Destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses valorizam simpatia e honestidade em figuras públicas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile