ghost image socials
Estudo da YouGov
Portugueses têm os almoços mais longos da Europa
15 de outubro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses têm os almoços mais longos da Europa
Marco Silva
Jornalista

Licenciado em comunicação, apaixonado por música e pelas coisas boas da vida. Uma boa história, uma boa conversa são coisas que não têm valor mensurável e é isso que tento trazer para o trabalho que faço.

"A tradicional hora do almoço tornou-se desinteressante para muitos portugueses". Pelo menos são as conclusões de um novo estudo da YouGov que constatou que um em cada quatro trabalhadores faz a mesma refeição todos os dias sendo as sanduíches (33%) confeccionadas em casa, a refeição mais popular no horário de almoço. O menu mais popular é seguido de perto por saladas (33%) e massas (32%).

A prática de almoçar “à secretária” surpreende com 17% sendo que 22% admite trabalhar ao mesmo tempo que almoça. Em Portugal a maioria dos trabalhadores demoram em média 58 minutos para almoçar, no entanto 3% dos trabalhadores não pratica qualquer intervalo para o almoço justificando com excesso de tarefas laborais.

Existem diferenças significativas nas rotinas de almoço em toda a Europa:

Os polacos são os mais populares a consumir a mesma refeição todos os dias, enquanto que os holandeses demonstram um leque de opções mais amplo, com apenas 18% a admitir almoçar o mesmo menu todos os dias.

Os polacos fazem o intervalo de almoço mais curto com 26 minutos, enquanto que os portugueses usufruem de mais tempo com 58 minutos. Os romenos (32%) são menos propensos a fazer qualquer pausa para o almoço.

Os suecos demonstraram mais disposição para fazer a refeição num espaço partilhado do escritório.

Com mais de 78% dos portugueses frustrados com a rotina da hora do almoço, os pedidos entre as 12h e as 14h correspondem agora a 1 em cada 3 pedidos no Uber Eats, sendo que as aplicações de entrega de refeições substituem cada vez mais os hábitos tradicionais das pessoas no período de almoço.

A maioria dos trabalhadores partilha que o menu inclui sanduíches, saladas e massas, mas algumas pessoas mais ousadas entregam-se a cozinhas exóticas como a culinária tailandesa, oriental e sushi. Quando se trata de entrega de refeições, os dados do Uber Eats demonstram que as seis encomendas mais populares são: salada, burrito, bowl, prego no prato, massas e hambúrgueres.

No entanto, para alguns de nós, o escritório também é fonte de refeições, com 6% a admitir lanchar biscoitos, batatas fritas e frutas fornecidas pelas empresas.

A especialista em nutrição, Amanda Hamilton, afirma que “Segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada. O declínio na tradicional “hora do almoço” significa que os trabalhadores não estão a ter a possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que sintam-se melhor durante o horário de trabalho.”

O horário de almoço é muito mais incidente a meio do dia com 76% dos almoços realizados entre as 12h e as 13h. Em toda a Europa, apenas os espanhóis almoçam mais tarde, em média entre as 13h e as 14h.

Os dados do Uber Eats, demonstram um pico nas encomendas às 13h à quinta-feira. Durante a pausa para o almoço, 52% dos trabalhadores tentam conversar com os colegas, mas 49% solitários navegam na internet. Apenas 2% tentam praticar algum exercício.

Com o crescimento acelerado na entrega de refeições em Portugal, muitos são aqueles que adotam aplicações como o Uber Eats para satisfazer as suas necessidades gastronómicas na hora do almoço. De acordo com o estudo, 39% dos trabalhadores sentem que o benefício destas aplicações é a capacidade de fazer uma refeição quente na hora do almoço, enquanto 35% adorariam usar uma aplicação para não ter que preparar a sua própria refeição, e mais 35% gostam do número de opções de refeições disponíveis.

Para ajudar os portugueses a desfrutar de um almoço simples, cómodo e diversificado, o Uber Eats celebra as opções de refeição com a oferta da taxa de entrega, esta quinta-feira 18 de outubro entre as 12h e as 15h, através do código promocional ALMOCO.

Artigos Relacionados

Entre os dias 16 e 28 de novembro
9 de novembro de 2018
Cozinha com Amor
Blogue da marca dá sugestões
8 de novembro de 2018
Estilo de Vida & Bem-Estar

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.