Newsletter
Pesquisa
Tendo em conta as despesas acrescidas que o regresso às aulas provoca nas famílias portuguesas, o Observador Cetelem apresentou o seu tradicional estudo dedicado a esta temática, analisando quanto dinheiro pretendem os portugueses gastar em material escolar para os seus filhos este ano.
Analisando os resultados do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018, verifica-se um aumento de 22% nestes gastos comparativamente ao ano passado, onde houve um gasto médio de 399 euros.
De facto, este ano os portugueses tencionam gastar em média 487 euros com despesas escolares.
Porém, para 7% dos encarregados de educação, o valor máximo dedicado para as despesas deste âmbito pode mesmo chegar a ultrapassar os 750 euros, o que representa um ligeira descida (2%) quando comparado com os valores do ano passado.
Além disso, um terço dos inquiridos tenciona despender até 500 euros, valor que cresceu desde 2017, onde reunia 25% das intenções de gastos, existindo ainda este ano 35% de pais que ainda não sabem ao certo quanto irão gastar em material escolar.
Através deste estudo ficou ainda visível uma diminuição do número de pais com filhos em idade escolar. Num país onde a taxa de natalidade é a segunda mais baixa da Europa, segundo o Jornal de Negócios, concluiu-se que cerca de 35% dos inquiridos afirmam ter filhos em idade escolar acima de cinco anos, percentagem que tem vindo a registar aumentos sucessivos entre 2014 e 2017, ano em que atingiu os 40%. E embora este ano ter-se verificado uma quebra neste valor, este é bem superior aos registados entre 2012 e 2015, período em que os valores se inseriam entre os 26% e os 31%.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.