Portugueses pretendem gastar 398 euros em compras de Natal

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Estudo do IPAM
Portugueses pretendem gastar 398 euros em compras de Natal
20 de Dezembro de 2021
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O estudo mostra ainda que 29% dos inquiridos continua a preferir comprar exclusivamente online no Natal.


Em 2021, os portugueses preveem dedicar uma fatia maior do seu orçamento familiar às compras de Natal. Um estudo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) revela que cada consumidor pretende despender, em média, 398 euros nessa finalidade, o que reflete um aumento de 6,5% face a 2020 (374 euros).


De acordo com Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora do estudo, os resultados apontam para um “clima mais otimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.


O estudo do IPAM mostra ainda, por sua vez, que 29% dos inquiridos continua a preferir comprar exclusivamente online no Natal, ao passo um menor número prefere fazê-lo exclusivamente em centros comerciais (19%) ou exclusivamente no comércio de rua (8%).


Efetivamente, o estudo adianta que 53% dos consumidores afirma ter alterado hábitos nos últimos tempos, devido ao contexto pandémico, e que 44,4% dos inquiridos afirma comprar mais online. Destaque para o crescimento acentuado das compras online nos últimos dois anos, que aumentaram em cerca de 24% desde 2019.


O IPAM procurou ainda saber se os portugueses iriam receber subsídio de Natal e concluiu que 29% dos inquiridos não o recebe nesta altura, “o que poderá ter um impacto negativo no comportamento face ao consumo nesta quadra”, refere a mesma nota. Dos que recebem subsídio de Natal, 6,1% prevê gastar a totalidade do subsídio em presentes, enquanto 14,3% pretende poupar este valor.


Em comparação com 2020, 20% dos inquiridos refere ter intenções de gastar um valor superior no Natal, devido a uma maior disponibilidade financeira, ao passo que 70% refere pretende desembolsar um valor idêntico. Os inquiridos que vão despender um valor inferior (10%) referem que irão efetuar cortes nas compras para amigos e familiares.


Quanto aos presentes a comprar, as preferências variam consoante as faixas etárias. Assim, para as crianças até aos 12 anos, as prendas preferidas são brinquedos (47%), roupas e sapatos (22%) e livros (6%). Para os adolescentes (entre os 12 e os 18 anos) as escolhas recaem na roupa/sapatos (29%), jogos eletrónicos (17%) e acessórios (12%). Já no caso dos adultos, a opção mais escolhida é roupa/sapatos (29%), seguindo-se os acessórios (23%) e os livros (17%).


O estudo do IPAM verificou ainda que 59% dos inquiridos efetua as suas compras durante o mês de dezembro e que, quem compra antecipadamente, “fá-lo para evitar a concentração de pessoas e garantir a entrega atempada dos produtos comprados online”, lê-se na mesma nota.

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