Newsletter
Pesquisa
A quadra natalícia é, por excelência a época de juntar à mesa família e amigos, de trocar presentes, de resoluções para o próximo ano, e até para viajar. Mas é preciso acautelar as despesas. De acordo com o Observador Cetelem, em 2018 verifica-se uma menor intenção de poupar nesta Quadra, aumentando a percentagem de portugueses que ainda não sabe se o vai fazer. Para a maioria dos inquiridos (61%) o método preferido é mesmo comprar nas promoções ou em locais mais baratos.
Chegado o mês de novembro, o Observador Cetelem lança o seu estudo sobre o Natal, com especial foco nas intenções de consumo dos portugueses, mas também nas formas de poupar. Em comparação com o ano anterior, verifica-se que diminui a percentagem de portugueses que pretende poupar neste período (19%), menos 11 pontos percentuais que no ano transato. No entanto, 5% assume que “talvez” venha a poupar.
Para o fazerem, 24% pretende comprar as suas prendas nas promoções ou em locais mais baratos. Já 22% dos inquiridos é bem mais radical e diz que para poupar prefere não comprar e, consequentemente, não gastar dinheiro em presentes, ao passo que outros 22% planeia oferecer prendas mais acessíveis.
Quando a estratégia é diminuir os gastos, a oferta de presentes apenas às crianças ou à família mais próxima continua a ser uma regra, de acordo com 18% dos inquiridos. Outra das opções passa por antecipar as compras (7%) ou dar prendas exclusivamente a crianças (3%).
Para Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem, “a diminuição das intenções de poupança dos consumidores portugueses pode ser consequência de um período de maior confiança e estabilidade financeira, mas também de um aumento do poder de compra. Verificamos ainda uma tendência, que já se verificava noutros anos, que passa por evitar gastos que extravasem a estrutura familiar mais chegada, como os pais, filhos ou cônjuges. Estas estratégias de poupança podem ajudar a garantir uma gestão saudável do orçamento para esta época”.
Quem mais tenciona poupar integra as faixas etárias entre os 45 e 54 anos (24%) e os 55 e 65 anos (28%), e reside na Grande Lisboa (23%). Os que menos confirmam essa intenção estão entre os 35 e os 44 anos (11%). Nas restantes faixas etárias e regiões não se verificam especiais diferenças face aos resultados nacionais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.