Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais

Pesquisa

Dia Mundial das Redes Sociais
Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais
27 de Junho de 2023
Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais
Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

As redes sociais são já parte da rotina diária da maioria dos portugueses. De acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, em 2022, os portugueses passaram, em média, 1 hora e 51 minutos ligados a plataformas digitais, sendo que esse registo aumenta consideravelmente nas gerações mais jovens, aproximando-se das 3 horas diárias.


No que toca às plataformas mais utilizadas, o Instagram é já a rede social preferida dos jovens portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. O estudo confirmou que o Facebook é a rede dominante, quer em notoriedade, quer em penetração, mas com uma tendência de decréscimo que se faz sentir, sobretudo, na Geração Z.


Mas apesar de estar a perder terreno entre os mais jovens, o Facebook continua a ser, em termos absolutos, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4%. Nas posições seguintes do ranking surgem, por ordem, o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.


O estudo da Marktest revela ainda que a partir dos 35 anos a média de tempo despendido nas redes sociais cai a pique, para valores que rondam os 80 minutos por dia.


Quando ao comércio online, mais de um terço (37,4%) dos portugueses com perfis criados em redes sociais já fazem compras diretamente através destas plataformas.


No que toca a figuras públicas, o Instagram é a rede social preferida dos portugueses para seguir as caras conhecidas e acompanhar a atualidade dos influenciadores.


O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” é realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 11 e 22 de julho de 2022, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses passam quase duas horas por dia nas redes sociais

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile