Newsletter
Pesquisa
As redes sociais são já parte da rotina diária da maioria dos portugueses. De acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, em 2022, os portugueses passaram, em média, 1 hora e 51 minutos ligados a plataformas digitais, sendo que esse registo aumenta consideravelmente nas gerações mais jovens, aproximando-se das 3 horas diárias.
No que toca às plataformas mais utilizadas, o Instagram é já a rede social preferida dos jovens portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. O estudo confirmou que o Facebook é a rede dominante, quer em notoriedade, quer em penetração, mas com uma tendência de decréscimo que se faz sentir, sobretudo, na Geração Z.
Mas apesar de estar a perder terreno entre os mais jovens, o Facebook continua a ser, em termos absolutos, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4%. Nas posições seguintes do ranking surgem, por ordem, o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.
O estudo da Marktest revela ainda que a partir dos 35 anos a média de tempo despendido nas redes sociais cai a pique, para valores que rondam os 80 minutos por dia.
Quando ao comércio online, mais de um terço (37,4%) dos portugueses com perfis criados em redes sociais já fazem compras diretamente através destas plataformas.
No que toca a figuras públicas, o Instagram é a rede social preferida dos portugueses para seguir as caras conhecidas e acompanhar a atualidade dos influenciadores.
O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” é realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 11 e 22 de julho de 2022, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.