Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Atualmente, os cidadãos
portugueses despendem mais tempo com o consumo de Internet do que a dormir. A
conclusão é do relatório Digital Consumer Survey Portugal 2021, desenvolvido
pela Nielsen e pela Dynata.
De facto, este estudo veio
mostrar que os portugueses passam, em média, 72 horas por semana na Internet, o
que diz respeito a 43% do tempo total que constitui a mesma. Deste tempo, uma
média de 13 horas semanais é dedicadas às redes sociais, com o relatório a
esclarecer ainda que 23% do tempo total é “passado a ver conteúdo de
influenciadores, sobretudo no Instagram”.
Números estes que revelam a
elevada importância que a Internet detém na vida daqueles que vivem em
Portugal. De facto, a “maioria dos portugueses utiliza a Internet diariamente”,
sendo que 95% dos inquiridos diz ligar-se por via do smartphone, enquanto uma
percentagem mais reduzida (75%) diz recorrer ao computador para tal.
Estes valores podem, de certa
forma, ser também explicados pela chegada da pandemia e pela imposição do
confinamento em território nacional, o que provocou “uma mudança nos hábitos de
consumo”, registando-se uma aceleração da “posição dominante dos meios digitais”,
diz o relatório.
No que toca aos usos dados pelos
portugueses aos vários dispositivos eletrónicos, o estudo mostra que estes são
bastante diversos. Assim, 79% dos portugueses prefere o smartphone para
realizar videochamadas, com outros 77% a optar por este aparelho para verificar
as suas redes sociais.
No entanto, os inquiridos no
âmbito deste relatório dizem utilizar o computador preferencialmente para
verificar e-mails (77%) e para procurar informação (71%), apesar de ser também
um meio “bastante utilizado para trabalhar, para fazer compras e ler notícias”.
Para além das 13 horas semanais
dedicadas às redes sociais, o Digital Consumer Survey Portugal 2021 revela
ainda que, em média, são gastas 15 horas semanais com vídeos em plataformas de
streaming, com outras 14 horas a serem dedicadas à televisão.
Por sua vez, o estudo mostra
ainda que 93% dos portugueses veem televisão e utilizam a Internet em
simultâneo num segundo ecrã, seja este o telemóvel ou o tablet. Já 47% dos
questionados refere que praticam o uso do ecrã duplo diariamente.
Em Portugal, o Facebook trata-se
da rede social mais utilizada, com uma média de horas de utilização que ascende
aos 4,2 por semana. Seguem-se o Instagram (3,3 horas por semana) e o Tik Tok (2,3
horas por semana), mostra o Digital Consumer Survey Portugal 2021.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.