Portugueses passam mais tempo na Internet do que a dormir

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Relatório Digital Consumer 2021
Portugueses passam mais tempo na Internet do que a dormir
8 de Julho de 2021
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Atualmente, os cidadãos portugueses despendem mais tempo com o consumo de Internet do que a dormir. A conclusão é do relatório Digital Consumer Survey Portugal 2021, desenvolvido pela Nielsen e pela Dynata.

 

De facto, este estudo veio mostrar que os portugueses passam, em média, 72 horas por semana na Internet, o que diz respeito a 43% do tempo total que constitui a mesma. Deste tempo, uma média de 13 horas semanais é dedicadas às redes sociais, com o relatório a esclarecer ainda que 23% do tempo total é “passado a ver conteúdo de influenciadores, sobretudo no Instagram”.


Números estes que revelam a elevada importância que a Internet detém na vida daqueles que vivem em Portugal. De facto, a “maioria dos portugueses utiliza a Internet diariamente”, sendo que 95% dos inquiridos diz ligar-se por via do smartphone, enquanto uma percentagem mais reduzida (75%) diz recorrer ao computador para tal.


Estes valores podem, de certa forma, ser também explicados pela chegada da pandemia e pela imposição do confinamento em território nacional, o que provocou “uma mudança nos hábitos de consumo”, registando-se uma aceleração da “posição dominante dos meios digitais”, diz o relatório.


No que toca aos usos dados pelos portugueses aos vários dispositivos eletrónicos, o estudo mostra que estes são bastante diversos. Assim, 79% dos portugueses prefere o smartphone para realizar videochamadas, com outros 77% a optar por este aparelho para verificar as suas redes sociais.


No entanto, os inquiridos no âmbito deste relatório dizem utilizar o computador preferencialmente para verificar e-mails (77%) e para procurar informação (71%), apesar de ser também um meio “bastante utilizado para trabalhar, para fazer compras e ler notícias”.


Para além das 13 horas semanais dedicadas às redes sociais, o Digital Consumer Survey Portugal 2021 revela ainda que, em média, são gastas 15 horas semanais com vídeos em plataformas de streaming, com outras 14 horas a serem dedicadas à televisão.


Por sua vez, o estudo mostra ainda que 93% dos portugueses veem televisão e utilizam a Internet em simultâneo num segundo ecrã, seja este o telemóvel ou o tablet. Já 47% dos questionados refere que praticam o uso do ecrã duplo diariamente.


Em Portugal, o Facebook trata-se da rede social mais utilizada, com uma média de horas de utilização que ascende aos 4,2 por semana. Seguem-se o Instagram (3,3 horas por semana) e o Tik Tok (2,3 horas por semana), mostra o Digital Consumer Survey Portugal 2021.


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