Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O estudo revela que 89% dos
portugueses pretende realizar compras na Black Friday deste ano.
Este ano, os consumidores
nacionais preveem gastar uma média de 327 euros na Black Friday. Esta é uma das
principais conclusões derivadas do estudo desenvolvido pela Netsonda para a
Worten, que revela ainda que quase nove em cada dez portugueses (89%) tenciona realizar
compras durante esse período.
Assim, o valor médio que os
portugueses tencionam gastar na campanha de Black Friday (327 euros) fica bastante
próximo do valor indicado no ano passado, de 322 euros. Já 67% dos inquiridos
admite vir a gastar o mesmo valor ou até mais este ano no que na campanha do
ano passado. Quanto aos destinatários das compras, 86% admite que vai comprar
para si próprio, enquanto 51% diz que as compras se destinam ao companheiro/a e
43% diz que se destinam aos filhos.
Por sua vez, mais de metade dos
inquiridos (56%) refere que irá comprar tanto online como nas lojas físicas – o
que representa um crescimento de 15 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.
Porém, o canal online, de forma independente, passa a merecer apenas a
preferência de 21% dos consumidores, em comparação com os 36% registados em
2020.
A Netsonda prevê ainda, com base
nas respostas dos inquiridos, que os produtos de tecnologia continuem a ser os
mais procurados (56%), seguindo-se os produtos de moda e acessórios (48%) e os
eletrodomésticos (37%). Já os livros ganharam relevância face aos anos
anteriores, com 27% dos questionados a fazer, este ano, referência a essa
categoria (face a 14% em 2020 e 12% em 2019).
Por sua vez, as oportunidades
(46%), os bons preços (38%) e os preços baixos (33%) são os aspetos mais
associados à campanha Black Friday. Isto numa altura em que a totalidade dos
portugueses inquiridos (100%) já ouviu falar desta campanha, com 98% dos mesmos
a saber exatamente do que se trata.
Entre as marcas mais associadas à
Black Friday, o estudo realizado pela Netsonda revela que a Worten (70%), a Fnac
(39%), a Rádio Popular (26%), a Media Markt (24%) e a Zara (13%) se encontram
no topo da tabela.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.