Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
A Seleção Nacional entra em campo esta quinta-feira, às 16h, frente ao Gana, no Campeonato do Mundo do Qatar 2022.
Mas qual o interesse dos portugueses em ver os jogos da equipa das Quinas? O Imagens de Marca teve acesso ao estudo Brand Sponsor by Scopen sobre o Mundial de Futebol e mostra-lhe os principais resultados.
Segundo o estudo Brand Sponsor by Scopen, os portugueses estão menos interessados nos jogos da Seleção Nacional neste Mundial em comparação com o anterior Mundial de 2018, realizado na Rússia. O interesse pelo futebol em geral aumentou para os 67% (em comparação com os 57% em 2018), mas o interesse em seguir a equipa portuguesa diminui para os 56% (em relação aos 68% em 2018).
E porque o território do futebol é sempre importante para as marcas, o estudo analisou ainda quais os parceiros da Seleção portuguesa com maior notoriedade. A Sagres (com 68%), a Meo (com 58%), a Nike (com 53%), o Continente (com 51%) e a Galp (com 47%), fazem parte do Top 5 das marcas sponsor com maior notoriedade no apoio à equipa das Quinas.
Já a Qatar Airways (com 65%), a Coca-Cola (com 54%), a Adidas (com 53%), a Visa (com 38%) e a Hyundai (com 30%), são os patrocinadores com maior associação ao Campeonato do Mundo do Qatar 2022.
As campanhas mais destacas do Mundial 2022
Os campeonatos do Mundo costumam ser ricos em comunicação e muitas são as marcas que aproveitam o momento para passar uma mensagem aos fãs de futebol. É por isso que o estudo Brand Sponsor by Scopen analisa também as campanhas mais destacadas no Mundial do Qatar. O Continente (com uma recordação total de 59%) , a Galp (com uma recordação total de 41%) e a Nike (com uma recordação total de 33%) são as que conquistaram a maior recordação, com uma cobertura entre 3,9 milhões e 2,2 milhões, na fase de pré-arranque dos jogos do Mundial.
No que toca ao agrado, a campanha da MEO/Altice obteve a melhor avaliação pelos portugueses, com 80% de agrado. “Não esquecemos os direitos humanos” impactou os consumidores e obteve assim o melhor resultado, numa altura em que o Mundial está envolto em polémica devido às acusações de desrespeito pelos direitos humanos durante a construção dos estádios. Segue-se a Nike, com 78% de agrado e a Coca-Cola, com a campanha “Acreditar é Magia” com 71% de agrado.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.