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O consumo de rádio aumentou em
Portugal no último ano, crescendo de uma audiência acumulada de véspera de
55,8% para 59,3%.
Esta tendência no hábito de ouvir
rádio repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação,
que aumentou 6 minutos por dia, para uma média de 3 horas e 10 minutos.
Esta são duas das conclusões que
constam na primeira edição do Media & Advertising Global Report, produzido
pelo Grupo Marktest, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de
meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa no mercado português
em 2021.
No que respeita ao segmento de
rádio, a análise compilada neste Media & Advertising Global Report revela
ainda que o período entre as 6h00 e as 10h00 da manhã é aquele em que se
verifica um maior consumo deste meio, com 30.7% de audiência acumulada de
véspera.
A análise à segmentação de
públicos permite perceber que os indivíduos dos 35 aos 44 anos são aqueles que
apresentam maior afinidade com o meio rádio, registando níveis de audiência 29%
acima da média.
Entre os grupos ocupacionais, os
técnicos especializados e pequenos proprietários são quem regista maior
audiência de rádio (32% acima da média), seguidos dos empregados dos serviços e
comércio (com mais 26% de audiência do que a média). Os indivíduos pertencentes
à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio.
O Media & Advertising Global
Report está disponível na YumiAnalytics web, uma plataforma desenvolvida pelas
empresas Markdata e TWA, do Grupo Marktest, e que permite uma exploração
dinâmica da informação compilada neste estudo e a análise detalhada dos
indicadores mais relevantes para uma radiografia completa aos investimentos
publicitários (em televisão, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema), às
audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet) e à cobertura
noticiosa nas televisões.
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