Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra

Pesquisa

Em nome da sustentabilidade
Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra
25 de Julho de 2022
Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra
Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

94% dos portugueses dizem estar prontos para mudar o seu consumo diário com o objetivo de proteger o ambiente. 


Já ¾ dos europeus afirmam ter optado por produtos em segunda mão em vez de novos nas compras nos últimos 12 meses, principalmente para a compra de produtos relacionados com mobiliário, lazer e cultura. Os resultados são da segunda edição do barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, divulgado pela Oney Bank. Um estudo realizado em parceria com a Harris Interactive com base num inquérito feito a uma amostra representativa da população europeia, concretamente em Portugal, Espanha e França.

 

A mais recente edição do Barómetro revela ainda que os europeus se tornaram mais atentos ao seu consumo, aumentando o cuidado em evitar comprar produtos e serviços de que não necessitam, procurando adquirir produtos mais sustentáveis e reduzindo o seu consumo diário. Em 2022, a sustentabilidade dos produtos tem vindo a tornar-se um critério essencial para as compras dos europeus, a par do preço – este último reforçado pelo atual contexto económico inflacionista.

 

O mercado de artigos em segunda mão tem vindo a aumentar a sua popularidade junto dos consumidores e metade dos europeus pretendem recorrer mais a esta opção ao longo deste ano (57% no caso dos portugueses).

 

Em média, durante um ano, os europeus gastam 301 euros em produtos em segunda mão e 297 euros em produtos recondicionados. Os portugueses são os que mais admitem gastar, com uma média de gastos de 360€ e 322€, respetivamente.

 

Nos últimos 12 meses, dois critérios de compra estão a tornar-se cada vez mais considerados pelos europeus como fatores determinantes no seu consumo: em primeiro lugar, o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% dos europeus e 45% dos portugueses). Entre os critérios de responsabilidade, a redução da pegada de carbono dos produtos comprados é assinalada como o menos importante para os consumidores europeus.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses dispostos a mudar hábitos de compra

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile