Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
94% dos portugueses dizem estar prontos para mudar o seu consumo diário com o objetivo de proteger o ambiente.
Já ¾ dos europeus afirmam ter optado por produtos em segunda mão em vez de novos nas compras nos últimos 12 meses, principalmente para a compra de produtos relacionados com mobiliário, lazer e cultura. Os resultados são da segunda edição do barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, divulgado pela Oney Bank. Um estudo realizado em parceria com a Harris Interactive com base num inquérito feito a uma amostra representativa da população europeia, concretamente em Portugal, Espanha e França.
A mais recente edição do Barómetro revela ainda que os europeus se tornaram mais atentos ao seu consumo, aumentando o cuidado em evitar comprar produtos e serviços de que não necessitam, procurando adquirir produtos mais sustentáveis e reduzindo o seu consumo diário. Em 2022, a sustentabilidade dos produtos tem vindo a tornar-se um critério essencial para as compras dos europeus, a par do preço – este último reforçado pelo atual contexto económico inflacionista.
O mercado de artigos em segunda mão tem vindo a aumentar a sua popularidade junto dos consumidores e metade dos europeus pretendem recorrer mais a esta opção ao longo deste ano (57% no caso dos portugueses).
Em média, durante um ano, os europeus gastam 301 euros em produtos em segunda mão e 297 euros em produtos recondicionados. Os portugueses são os que mais admitem gastar, com uma média de gastos de 360€ e 322€, respetivamente.
Nos últimos 12 meses, dois critérios de compra estão a tornar-se cada vez mais considerados pelos europeus como fatores determinantes no seu consumo: em primeiro lugar, o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% dos europeus e 45% dos portugueses). Entre os critérios de responsabilidade, a redução da pegada de carbono dos produtos comprados é assinalada como o menos importante para os consumidores europeus.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.