Newsletter
Pesquisa
Com a ascensão de novas aplicações e hábitos digitais, os portugueses estão cada vez mais dedicados a comprar online. No entanto, a confiança nas plataformas digitais continua a ser um fator decisivo e, por vezes, um entrave no momento da compra.
Um novo estudo, realizado pela Produto do Ano, evidencia um consumidor cada vez mais digital, mas também mais exigente, informado e cauteloso. A confiança, a transparência e a segurança são elementos fundamentais para transformar visitas em compras e fidelizar clientes no ecossistema online.
Os marketplaces como Amazon, OLX, Aliexpress, Fnac ou Worten são os canais mais utilizados para aceder a produtos e marcas tecnológicas, representando a escolha de 45% dos inquiridos. Em segundo lugar surgem os sites oficiais das marcas (23%), seguidos das pesquisas nos motores de busca, como Google ou outros navegadores (14%). As apps móveis específicas (9%) e os links diretos em redes sociais (5%) têm ainda uma expressão reduzida, apesar do crescente investimento das marcas nestes canais.
No que diz respeito à frequência de compras, 39% dos consumidores compra online todos os meses, 23% fá-lo quinzenalmente e 19% todas as semanas. Apenas 5% afirma realizar compras diariamente.
Os dados, revelados num comunicado enviado às redações, destacam uma diversidade que confirma a consolidação do e-commerce como hábito de consumo. Entre os produtos mais procurados estão: moda e acessórios (22%), seguidos por tecnologia e eletrónica (21%), livros e material de escritório (13%) e alimentação (10%). Produtos de beleza, higiene e cuidado pessoal seguem-se com valores semelhantes, ainda que menos expressivos.
Apesar da crescente adesão ao digital, os consumidores continuam atentos aos riscos: a segurança dos dados pessoais e de pagamento é a maior preocupação de acordo com 41% dos inquiridos, a qualidade do produto recebido surge como a segunda maior preocupação (19%), seguido da credibilidade e confiança na loja ou plataforma (16%).
Esta preocupação reflete-se, também, no comportamento de compra: 63% dos consumidores já abandonou uma compra online por não confiar na plataforma. 36% indica que isso aconteceu uma ou duas vezes, e 27% que já o fez várias vezes.
Em relação aos métodos de pagamento, o MB Way assume a liderança (32%), à frente do PayPal (26%) e dos cartões bancários (21%). A referência Multibanco representa 15% das preferências, enquanto o pagamento no ato da entrega é escolhido por apenas 3%.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.