Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante

Pesquisa

Estudo
Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante
17 de Março de 2022
Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante
Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A pandemia acelerou a utilização do canal online e atualmente 7 em cada 10 portugueses já compra online várias vezes por mês, revela estudo da in-Store Media.

 

A crise do coronavírus veio alterar a forma como os portugueses adquirem produtos. A ideia é reforçada por um estudo realizado pela in-Store Media, que analisou os hábitos dos portugueses que compram online e o impacto que a pandemia teve na utilização deste canal.


Antes da crise da Covid-19, as compras online eram sobretudo de viagens (56%), informática e electrónica (55%) e roupa e acessórios de moda (52%). Depois dos confinamentos obrigatórios, as categorias que mais cresceram online foram as de compras para o lar (de 43% para 71%) e alimentação (de 46% para 72%).


Os inquéritos demonstram que a maior utilização das lojas online é uma mudança especialmente relevante na geração Baby Boomers (pessoas com mais de 55 anos), já que, antes da pandemia, apenas 29% comprava online várias vezes por mês. Actualmente, são quase 70%. De forma geral, os homens consomem mais online do que as mulheres.


Ainda assim, o estudo revela que mesmo com o crescimento das compras online de alimentação e bebidas, os consumidores continuam a deslocar-se à loja física para fazer pelo menos parte das duas compras, sendo que apenas 15% dos inquiridos afirma fazer todas as suas compras online.


Este mix na utilização dos canais físicos e online depende mais dos produtos e menos do canal. Isto quer dizer que a grande maioria dos consumidores que usa o canal online escolhe deslocar-se aos hipermercados (92%) ou supermercados (76,8%), mas para efetuar, sobretudo, compras de produtos frescos como frutas, legumes, carne e peixe (36%), ovos (34%) e congelados (31%).


No online, a preferência de compra vai para os produtos que se conservam melhor, como as massas e arroz (97%), azeites vinagres e temperos (94%), farinhas e leveduras (92%), seguindo-se as conservas, sopas e molhos (89%) e os aperitivos/snacks (88%).


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses compram cada vez mais no online, mas loja física é ainda preponderante

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile