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O estudo
da Universidade Europeia analisou a perceção do evento junto da população.
A realização da Web Summit em
Lisboa é unanimemente apoiada pela população portuguesa, a qual identifica várias
vantagens da realização do evento na capital portuguesa, mostra um estudo
recente desenvolvido pela Universidade Europeia.
O estudo “Impactos da Web Summit
na Economia e Turismo de Lisboa”, que avaliou a perceção do evento junto da
opinião pública, revela que a maioria dos portugueses concorda que o evento
contribui para aumentar o reconhecimento (93%), a imagem internacional (89%), e
a reputação (84%) da capital portuguesa. Posto isto, a maior parte dos
inquiridos diz apoiar o evento (81%), ao passo que uma percentagem menor admite
a possibilidade de assistir ao mesmo, tendo a oportunidade para tal (68%), ou
de manter uma participação ativa no mesmo (54%).
No que toca aos impactos da Web
Summit em termos de captação da atenção nacional e internacional para Lisboa
(92%), do impulso gerado para a economia no curto prazo (85%) e do contributo
considerável da receita gerada pelos visitantes do evento para a economia local
(77%), as opiniões são também muito favoráveis. Contudo, este padrão de
concordância é menos destacado no que diz respeito às oportunidades de negócio
para a indústria local proporcionadas pelo evento (48%).
Já no que diz respeito ao papel do
evento no aumento da atividade turística, mais de metade dos inquiridos (57%)
concorda com o contributo do mesmo para a melhoria das condições económicas da
indústria do turismo na região de Lisboa e da infraestrutura turística. Porém,
56% não concorda com a afirmação de que “o evento contribui para novas
oportunidades de emprego”.
Numa ótica da confiança pública
no Governo, a Universidade Europeia indica que uma percentagem significativa
confia na tomada de decisões acertadas para o turismo quanto ao desenvolvimento
de eventos (71%) e no esforço de inclusão da indústria do turismo no processo
de planeamento de eventos em turismo (62%). Assim, mais de metade dos
participantes neste estudo (54%) concorda positivamente com a afirmação de que “a
Web Summit reforça a coesão da indústria turística de Lisboa”.
Porém, a tendência é menos
positiva no que diz respeito ao efeito do evento na promoção da diversidade
cultural (44%), na melhoria da capacidade de proteção pública da indústria da
cidade (40%), no reforço do sentido de união da indústria do turismo (39%) e na
sensibilização dos agentes do turismo para a evolução das suas aptidões e
conhecimentos profissionais (35%).
No âmbito da segurança, a grande
maioria dos inquiridos não vê um aumento do risco de terrorismo por causa do
evento (64%) nem de atração de interesse de terroristas para eventos futuros
(76%). A presença de visitantes que perturbem a vida da cidade foi, por sua
vez, negada por 86% das pessoas. Destaca-se, contudo, que mais de metade dos
portugueses (52%) considera que o evento acarreta maior risco de ataques
cibernéticos. O estudo indica ainda que 53% dos questionados identifica um
aumento da dificuldade do estacionamento durante a realização da cimeira.i.
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