Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução

Pesquisa

Estudo
Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução
27 de Março de 2024
Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução
Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da Publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Um estudo feito pela Escolha do Consumidor revelou as preferências e tendências dos consumidores no setor automóvel e a crescente preocupação com a sustentabilidade.


Os dados revelam que 35,6% dos consumidores portugueses acreditam que a inteligência artificial substituirá os condutores humanos no futuro. Contudo, quando se trata de veículos autónomos, 26,7% têm uma opinião muito negativa, enquanto apenas 4,4% expressam uma opinião muito positiva.


Os consumidores consideram que, em 2043, a utilização do carro mediante o pagamento mensal fixo, durante um período pré-estabelecido será comum (22,5%) assim como algoritmos e inteligência artificial que escolherão o modelo de automóvel mais adequado para cada cliente (18,8%). Além disso, espera-se que a venda de carros seja feita online (16,3%) e inclua experiências virtuais, como showrooms online e realidade aumentada (13,75%). A personalização de carros (11,3%) também é vista como uma tendência.


Daqui a 20 anos, os consumidores acreditam que os veículos elétricos ou movidos a energia renovável (43,4%) serão predominantes, assim como a condução autónoma (16,8%). Relativamente à composição dos automóveis, os inquiridos creem que os carros serão mais leves e compactos (10,8%) e que as estradas inteligentes irão no futuro conectar-se com os veículos (10,8%).


Neste estudo, os consumidores destacaram a sustentabilidade como a principal vantagem dos veículos elétricos (32,1%), seguida da poupança a longo prazo (29,6%) e os baixos custos de manutenção (17,3%). Para veículos a gasolina/gasóleo, uma ampla rede de abastecimento (28,7%) e tempos de "recarga" mais rápidos (26,4%) foram apontados como vantagens significativas. Os inquiridos reforçam ainda que as marcas automobilísticas deveriam focar-se na sustentabilidade (32,7%) e na segurança (31,9%) dos seus produtos.


Em relação à propriedade de veículos, 77,8% dos inquiridos afirmam possuir um carro próprio. Entre estes entrevistados, 51,4% têm veículos a diesel, enquanto 42,9% têm veículos a gasolina. Destes apenas 5,7% possuem veículos elétricos. Além disso, 65,7% dos proprietários de carros pretendem trocar os seus veículos no futuro, com 43,5% a optar por veículos elétricos, 30,4% por automóveis híbridos e 26% por carros a gasolina ou diesel.


Já dos consumidores que não possuem veículos, 80% têm planos de adquirir um carro num futuro próximo, com preferências, 37,5% para veículos elétricos, 25% para veículos a gasolina e outros 25% para automóveis a diesel. Apenas 12,5% pensam em adquirir um carro híbrido.


Quando se trata da alternativa mais adequada, 42,2% dos inquiridos não têm a certeza, 31,1% consideram veículos elétricos a melhor escolha, enquanto 26,7% discordam. Dos que não consideram carros elétricos a melhor opção, 53,6% acreditam que veículos movidos a hidrogénio são a melhor alternativa, seguidos por veículos híbridos (23,1%) e automóveis compartilhados (15,4%).


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses acreditam que I.A. vai substituí-los na condução

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile