Portugueses acham marcas pouco empáticas

Pesquisa

As conclusões do estudo “Who Cares”
Portugueses acham marcas pouco empáticas
29 de Novembro de 2019
Portugueses acham marcas pouco empáticas
Portugueses acham marcas pouco empáticas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses acham marcas pouco empáticas
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

Os portugueses continuam a achar as marcas pouco empáticas. Esta é a principal conclusão do estudo “Who Cares”, da comOn, com o apoio da Netquest, que, pelo terceiro ano, volta a interrogar os consumidores sobre se as marcas respondem ou não às suas necessidades.

Tal como nos anos anteriores (2017 e 2018), os valores médios de empatia obtidos para as diferentes categorias refletem uma avaliação positivamente baixa (com uma média de todas as categorias igual a 4,97 numa escala de 1 a 7).

O Imagens de Marca esteve à conversa com Filipe Macedo, diretor marketing da comOn, que nos explicou a importância deste estudo para o mercado.


Então mas quais são afinal as marcas mais empáticas para os portugueses?

Segundo o estudo, a Google volta a ocupar o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. Já o YouTube e o Facebook, que ocupavam o 2º e o 3º lugar no último estudo, ficaram de fora do top 10 este ano. O Continente e o Lidl subiram também de uma forma geral, mas o maior destaque vai para a Huawei, que sobe do 25º lugar em 2018 para o 6º este ano. Nos últimos lugares estão as marcas da categoria de Seguros e Banca, fenómeno similar aos anos anteriores, com uma tendência para decréscimo na empatia em particular para a Banca.

Mas como olham os portugueses para as marcas? O que é necessário fazer e que caminhos seguir? Nós quisemos saber algumas das conclusões deste estudo.

Não reconhecemos marcas como empáticas?

Quão difícil é para os portugueses reconhecer marcas como empáticas? 56% dos entrevistados não foi capaz de identificar 5 marcas empáticas. Será que este comportamento se repete em outros mercados? As questões são muitas, e as hipóteses também. Vivemos uma época de desconfiança e descrença com as marcas? As trocas monetárias influenciam na perceção da empatia? Filipe dá algumas respostas.


Marcas podem ser amigas

Google, Continente, Lidl, Olá, Nestlé, Youtube, Compal, Facebook, Pingo Doce e Nívea foram as primeiras marcas que os entrevistados escolheriam para serem suas amigas. O que foi possível analisar é que as marcas escolhidas como amigas são everyday brands, ou seja, marcas do nosso dia a dia, em geral precisamos de produtos destas marcas todos os dias. E pela necessidade, acabámos por ficar próximas delas (assim como queremos ficar dos nossos amigos).


A tecnologia é nossa amiga?

Interessa perceber que algumas das marcas que os portugueses consideram amigas estão no setor da tecnologia, como por exemplo a Google, o YouTube ou o Facebook. Será que serão estas as Love Brands do futuro?


O que há a fazer no futuro para que as marcas portuguesas sejam mais empáticas?

“Who Cares?” Esta pergunta, que também é o título do estudo, é a interrogação que deveria fazer o mercado “parar”. Quem se importa com a empatia das marcas? A resposta deveria ser “toda a gente”, visto que este é um sentimento capaz de transformar pessoas e organizações, é também uma ferramenta poderosa para transformar mercados e, consequentemente, realidades.


Estas são apenas algumas das conclusões do estudo da comOn que pode consultar de forma gratuita em www.who-cares.pt.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugueses acham marcas pouco empáticas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugueses acham marcas pouco empáticas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile