ghost image socials
Entrámos no Artspace de João Carvalho
“Portugal tem uma das melhores indústrias de curtumes”
3 de dezembro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
“Portugal tem uma das melhores indústrias de curtumes”
Ana Gaboleiro
Coordenadora Editorial Digital

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, inspiram-na a natureza e as atividades ao ar livre. Conhecer novas pessoas, visitar regiões e as suas tradições, e trazer na memória os sabores e cheiros que caracterizam o país é o que a move.

“Podemos considerar que Portugal tem uma das melhores indústrias de curtumes depois de Itália”, explica-nos João Carvalho, responsável pelo Artspace.

João nasceu na indústria, cresceu numa família de curtidores mas herdou o lado mais artístico da parte do lado da mãe. Hoje tem um espaço em Alcanena, capital da pele, que é um estúdio de arte e ao mesmo tempo um atelier.

É ali que João se inspira e dá uma nova vida às peles, através de gravações e técnicas, algumas patenteadas. Atento ao mundo da moda, João é também responsável pela criação de um livro de tendências que segue para estúdios de moda de todo o mundo.

Este é o lado do atelier. Mas o que mais encanta é mesmo a exposição que se encontra à entrada.

“Nu Eterno” conta com verdadeiras obras primas, corpos reais moldados pela pele…que ali secou e apenas deixou as silhuetas. As obras seguem muitas vezes para exposições internacionais e algumas já estão vendidas mas a verdade é que demonstram a criatividade e inovação da mente de João Carvalho.

Alcanena, a capital da pele


Quem passa por Alcanena provavelmente não sabe que esta é a capital da pele. A indústria é uma marca distintiva do concelho mas é nos curtumes que mais se foca.

Mais do que um valor emocional, tem um valor monetário já que em Alcanena vive-se a pele, uma matéria-prima que emprega muitas pessoas da região.

O Imagens de Marca esteve à conversa com Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que nos explicou a importância desta indústria.

Artigos Relacionados

A opinião de Luciana Cani
10 de dezembro de 2018
Opinião
A opinião de Bernardo Lucas
7 de dezembro de 2018
Opinião
A opinião de Rogério Canhoto
6 de dezembro de 2018
Opinião

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.