Newsletter
Pesquisa
Emoção, alegria e reconhecimento. A Gala Michelin 2024, pela primeira vez dedicada exclusivamente à gastronomia portuguesa, celebrou os melhores chefs e restaurantes de Portugal. Uma noite de muitas “estrelas” que elevou o nosso país a outro patamar já que o Guia recomenda um total de 167 restaurantes no nosso país, dos quais 30 são novidades na seleção.
O grande destaque da noite foi para o restaurante Antiqvvm, no Porto. O chef Vítor Matos é o responsável por Portugal receber mais duas Estrelas Michelin, o que faz um total de oito estrelas para o país nesta categoria.
Existem também quatro novos restaurantes distinguidos com uma Estrela Michelin, o que eleva para 31 o número de estabelecimentos reconhecidos com esta distinção. São eles: 2Monkeys, em Lisboa; Desarmar, no Funchal; Ó Balcão, em Santarém; SÁLA de João Sá, em Lisboa.
“A equipa internacional de inspetores e inspetoras, após ter chegado a um consenso relativamente ao seu veredicto, confirma que Portugal está a viver um momento de grande maturidade culinária. O dinamismo gastronómico salta à vista, por isso, surgem novas aberturas e propostas gastronómicas interessantes em todo o território, e não só nas grandes cidades, como Lisboa e Porto”, referem os responsáveis do Guia Michelin.
Durante a Gala, que se realizou no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira, no Algarve, foram ainda distinguidos os Bib Gourmand, que ilustra os restaurantes com a melhor qualidade/preço, que já conta com 32 estabelecimentos em Portugal. Oito deles são novidade este ano: Flora (Viseu), Inato Bistrô (Braga), Norma (Guimarães), Olaias (Figueira da Foz), OMA (Baião), O Pastus (Paço de Arcos), Patio 44 (Porto) e PODA (Montemor-o-Novo).
No que toca às Estrelas Verdes Michelin, a distinção que reconhece o compromisso com a gastronomia sustentável, dá a conhecer um total de cinco estabelecimentos no nosso país, dos quais dois são novidade: O Malhadinha Nova (Albernoa) e Ó Balcão (Santarém).
Há ainda 21 novos restaurantes recomendados pelo Guia Michelin Portugal 2024 e três prémios especiais: Prémio para o Jovem Chef entregue a Rita Magro, do restaurante Blind; Prémio para o Serviço entregue a Pedro Marques, do The Yeatman; e Prémio all Sommelier entregue a Leonel Nunes, do restaurante II Gallo d´Oro.
O Imagens de Marca esteve presente nesta cerimónia e falou com os principais protagonistas, numa reportagem que pode ver em breve.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.