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Portugal é avaliado como tendo
uma imagem e reputação moderada para o público interno e, por sua vez, vulnerável
para o público externo, mostra um estudo da consultora OnStrategy.
A pesquisa, realizada durante o
primeiro semestre de 2021 e que auscultou o público interno e externo do país
em mais de 20 nações, veio mostrar que a força da marca Portugal é moderada
para os próprios portugueses (63,3 pontos em 100), fixando-se num registo vulnerável
(57,0 pontos em 100) na ótica dos estrangeiros.
No caso do público interno, destaque
para o facto de serem os emigrantes a atribuírem a pontuação mais baixa (60,2
pontos), com os cidadãos comuns a avaliarem mais positivamente o país (63,7
pontos). Para este público, a notoriedade e familiaridade de Portugal são os
atributos de maior relevância (100 pontos), seguindo-se os valores, cultura e
tradição (85,4 pontos) e a beleza (85,0 pontos). A relevância internacional
(39,8 pontos), o governo e ética (43,4 pontos) e o ambiente político (47,8
pontos) são os atributos que mais prejudicam o país, na ótica deste público.
Já no caso do público externo são
os turistas que melhor avaliam o país (60,8 pontos), com os investidores a
situarem-se no lado oposto da tabela (54,8 pontos). Para esta fatia da população,
a beleza (80,4 pontos), o estilo de vida e ambiente social (75,1 pontos) e os
valores, cultura e tradição (74,5 pontos) do país são os atributos que mais se
destacam pela positiva. Acontece precisamente o oposto com a relevância
internacional (36,4 pontos), a comunicação e divulgação fora do país (36,4
pontos) e a inovação e diferenciação (46,0 pontos).
A este propósito, Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, esclarece em nota de imprensa que se coloca “o desafio
de analisar cada público-alvo (interno e externo) e reconstruir o propósito da
marca Portugal para o calendário pós pandemia”.
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