Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás

Pesquisa

Estudo
Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás
24 de Novembro de 2025
Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás
Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

Esta é a conclusão do European Experience Index™ 2025, estudo que cruza a visão de clientes e agências de 27 mercados, lançado pela rede europeia 27Names, da qual a UPPartner é representante em Portugal.


Portugal está entre os mercados europeus mais exigentes em brand experiences, mas enfrenta um paradoxo: os clientes procuram eventos disruptivos e inéditos, mas os orçamentos disponíveis nem sempre acompanham essa ambição.


O estudo, baseado em respostas de quase 200 líderes seniores, revela que o sul da Europa, incluindo Portugal, lidera em exigência criativa com 60% dos clientes à espera de experiências totalmente novas, muito acima da média europeia de 27%, contudo, 56% dos clientes pedem ideias ousadas, mas 42% acabam por aprovar soluções mais seguras e previsíveis.


Rui Batista, Executive Director da UPPartner, afirma, em comunicado enviado às redações, que há uma procura clara por experiências diferenciadoras, mas também uma exigência crescente de impacto comercial e medição de resultados, o desafio passa por equilibrar inovação e eficiência num contexto em que talento e sustentabilidade continuam no centro da discussão.


O relatório destaca ainda que os eventos são cada vez mais medidos pelo impacto direto no pipeline comercial, a inteligência artificial é vista como tendência dominante e já integrada em 97% dos processos criativos, metade das agências enfrenta dificuldade em recrutar e reter perfis híbridos e mais de metade dos clientes exige práticas sustentáveis, mas existe uma diferença de cerca de 30 pontos entre desejo e investimento real.


Ralf Specht, Chairman da 27Names, sublinha que o EEX é um espelho da indústria, mostrando o que funciona, onde existem desalinhamentos e onde se encontram as maiores oportunidades e evidencia que a indústria de brand experiences entra numa fase de transformação profunda onde criatividade, tecnologia, talento e impacto comercial terão de coexistir para responder a um mercado cada vez mais exigente.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Portugal entre os mercados onde mais se exige inovação, mas orçamentos ficam atrás

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile