
Newsletter
Pesquisa

Esta é a conclusão do European Experience Index™ 2025, estudo que cruza a visão de clientes e agências de 27 mercados, lançado pela rede europeia 27Names, da qual a UPPartner é representante em Portugal.
Portugal está entre os mercados europeus mais exigentes em brand experiences, mas enfrenta um paradoxo: os clientes procuram eventos disruptivos e inéditos, mas os orçamentos disponíveis nem sempre acompanham essa ambição.
O estudo, baseado em respostas de quase 200 líderes seniores, revela que o sul da Europa, incluindo Portugal, lidera em exigência criativa com 60% dos clientes à espera de experiências totalmente novas, muito acima da média europeia de 27%, contudo, 56% dos clientes pedem ideias ousadas, mas 42% acabam por aprovar soluções mais seguras e previsíveis.
Rui Batista, Executive Director da UPPartner, afirma, em comunicado enviado às redações, que há uma procura clara por experiências diferenciadoras, mas também uma exigência crescente de impacto comercial e medição de resultados, o desafio passa por equilibrar inovação e eficiência num contexto em que talento e sustentabilidade continuam no centro da discussão.
O relatório destaca ainda que os eventos são cada vez mais medidos pelo impacto direto no pipeline comercial, a inteligência artificial é vista como tendência dominante e já integrada em 97% dos processos criativos, metade das agências enfrenta dificuldade em recrutar e reter perfis híbridos e mais de metade dos clientes exige práticas sustentáveis, mas existe uma diferença de cerca de 30 pontos entre desejo e investimento real.
Ralf Specht, Chairman da 27Names, sublinha que o EEX é um espelho da indústria, mostrando o que funciona, onde existem desalinhamentos e onde se encontram as maiores oportunidades e evidencia que a indústria de brand experiences entra numa fase de transformação profunda onde criatividade, tecnologia, talento e impacto comercial terão de coexistir para responder a um mercado cada vez mais exigente.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.