Newsletter
Pesquisa
O 41.º álbum da série chega a 23 de outubro de 2025 e será lançado em 19 línguas. Pela primeira vez, Astérix e Obélix aventuram-se em território português.
A ponta do véu foi levantada em março pelo grupo editorial LeYa: “Já não há margem para dúvidas - Astérix, Obélix (e Ideiafix!) têm os pés bem assentes numa calçada portuguesa! Vai ser, portanto, no extremo ocidental do Império Romano que vamos em breve encontrar os nossos irredutíveis amigos gauleses, num país conhecido pela riqueza dos seus monumentos históricos, pelas suas especialidades culinárias e, sobretudo, pela generosidade dos seus habitantes! O novo álbum ‘Astérix na Lusitânia’ chega às livrarias no dia 23 de outubro!”, anunciou então a editora.
Agora, em agosto, o novo capítulo dos famosos gauleses volta à ordem do dia: a ASA, do grupo LeYa, confirmou oficialmente que a 41.ª aventura da série será mesmo passada em Portugal. Uma das surpresas é o regresso de uma personagem apresentada em 1971, em O Domínio dos Deuses - álbum criado ainda pelos fundadores da saga, René Goscinny e Albert Uderzo.
E por que razão Portugal foi o destino escolhido? “Tudo o que posso dizer é que um antigo escravo lusitano com quem nos cruzámos em “O Domínio dos Deuses” virá pedir ajuda aos nossos amigos. Para começar, era preciso encontrar um destino onde naturalmente os nossos amigos ainda não tivessem estado. E, parecendo que não, as opções vão ficando cada vez mais reduzidas, pois os nossos gauleses já fizeram muitas viagens! Depois, eu queria um álbum ensolarado, luminoso, num país mediterrânico que remetesse para férias.
E, portanto, a Lusitânia (que atualmente corresponde a Portugal) impôs-se rapidamente. Eu já lá tinha ido várias vezes de férias e sempre adorei! As pessoas são muito calorosas", explica, atrav Fabrice Caro - conhecido como Fabcaro - o atual argumentista da saga, citado pelo grupo LeYa.
A calçada portuguesa terá destaque na capa do novo álbum, assim como o bacalhau, símbolo incontornável da gastronomia nacional, como revelou o ilustrador Didier Conrad.
Segundo a editora Asa, os álbuns de Astérix e Obélix já somam mais de 400 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. “Astérix na Lusitânia” será publicado em simultâneo em 19 línguas e dialetos e chega às livrarias a 23 de outubro de 2025.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.