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Outubro é conhecido como sendo o mês por excelência de sensibilização para o cancro da mama, doença que afeta um grande número de mulheres portuguesas e que, muitas vezes, as obriga a submeter-se a uma mastectomia – cirurgia realizada para o combate da doença e que consiste na remoção completa da mama.
Após ter sido diagnosticada com cancro da mama aos 36 anos de idade, a designer e fundadora da Mihi foi sujeita a uma cirurgia com mastectomia total à esquerda. E foi a pensar nas mulheres para as quais ir à praia e à piscina em fato de banho, depois da cirurgia, se apresentava como uma experiência desconfortável, que Rute Vieira decidiu criar esta marca de swimwear dirigida às mulheres mastectomizadas.
“A lacuna no mercado foi evidente e percebi imediatamente que tinha de dar o meu contributo. Queria criar modelos que, para além de funcionais, fossem bonitos, confortáveis, simples e modernos, com cores, formas e padrões que fossem ao encontro das expectativas de mulheres como eu, que cada vez mais jovens são confrontadas com esta doença”, revela a fundadora da Mihi.
A primeira coleção da marca apresenta fatos de banho e biquínis que surgem com o intuito de favorecer a silhueta de uma mulher após uma mastectomia, sendo cada peça desenhada para cobrir estrategicamente cicatrizes cirúrgicas e, ainda assim, manter uma estética feminina e delicada. Note-se ainda que as bolsas internas presentes nas peças permitem colocar as próteses mamárias removíveis, bem como dar o suporte e cobertura adequado a uma mama reconstruída.
Sendo inteiramente confecionada em Portugal, a Mihi utiliza como tecido principal das suas peças uma malha fabricada com Econyl – um fio de nylon 100% reciclado, feito a partir de redes de pesca descartadas e abandonadas nos oceanos e que é infinitamente reciclável.
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