Newsletter
Pesquisa
76% dos portugueses têm uma forte ligação ao seu automóvel e para 25% o automóvel é mesmo um meio de liberdade. Estes são alguns dos números que acabam de ser divulgados pelo Observador Cetelem Automóvel 2020.
Segundo o estudo, os automóveis são hoje quase tão populares como eram no passado, com 8 em 10 inquiridos em 16 países a declarar ter uma forte ligação à sua viaturas.
Além do "amor" ao automóvel, várias razões, combinando pragmatismo e idealismo, convidam-nos a adquiri-lo. Para 39% dos entrevistados pelo Observador Cetelem, um carro é acima de tudo um meio para se deslocar, especialmente para quem vive nas zonas rurais (47%) e entre as gerações mais velhas. (44%). Uma característica particularmente destacada na Itália (49%), Bélgica (45%) e Japão (45%), muito menos na Alemanha (24%); mas também em Portugal, para 42% dos inquiridos nacionais.
Mas o carro não é apenas um objeto prático, continua também a ser um objeto aspiracional.
Para 17% dos condutores, é um meio de liberdade incomparável. Uma opinião partilhada independentemente da geração, em particular pelos espanhóis e os alemães (40% e 31%). 25% no caso dos portugueses. Por outro lado, apenas 5% dos japoneses associam carros a liberdade.
“Cada vez mais se observam mudanças nas relações dos consumidores com o seu automóvel, que vão muito além do tipo de motorização escolhida. Muito por força das novas formas de mobilidade e da crescente preocupação ambiental temos também assistido a uma mudança na relação que estabelecemos com o veículo automóvel. Se, por um lado, temos um grupo de consumidores que continua a ver no automóvel um meio de transporte vital, por outro lado, temos também um conjunto de consumidores, ainda que minoritário, que percecionam o carro como um objeto que é fonte de ruido, poluição e de congestionamento urbano”, refere Pedro Nuno Ferreira, Diretor Automotive Financial Services do Cetelem.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.