Newsletter
Pesquisa
Esta deve ser provavelmente uma das perguntas mais feitas quando falamos de inteligência artificial. Ou até que ponto as máquinas vão ser melhores que os humanos até chegar a altura em que serão elas a decidir por nós; ou será que a nossa consciência continuará a existir noutra ‘plataforma’ e deixamos para trás a nossa ‘vida’ baseada em carbono? Mas ainda assim, não pude deixar de fazer esta pergunta a Arlindo Oliveira, Presidente do IST: “Poderemos vir a ser governados por máquinas?” e entenda-se que falamos de inteligência artificial.
A resposta de Arlindo Oliveira, tal como esperava, teve os pés muito assentes no chão. O presidente do IST não se quis comprometer com uma posição assertiva acerca de alguma vez virmos a ser governados por máquinas, ou não, apesar de ter admitido que era uma pergunta muito difícil de responder. Mas tendo em conta o que sabemos hoje sobre esta tecnologia, e indo ao encontro da Leadership Summit (contextualizando o nosso encontro), Arlindo afirmou que a inteligência artificial poderá ajudar os líderes humanos a tomar decisões.
É para isso que existe este tipo de tecnologia, ainda que em fase muito inicial. Durante a nossa conversa, a Inteligência artificial foi comparada à eletricidade que hoje em dia tem inúmeras funcionalidades. Mas a verdade é que ainda não conhecemos todo o potencial desta tecnologia.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.