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Indústria da dermocosmética apela por naturalidade
“Podemos cuidar de nós enquanto cuidamos da natureza”
4 de Maio de 2021
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“Podemos cuidar de nós enquanto cuidamos da natureza”

Nota da direção editorial:

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2020 mudou quase todas as facetas de nossas vidas e nem mesmo as nossas rotinas de beleza ficaram imunes aos seus efeitos. De acordo com a Forbes, a adoção do teletrabalho e a obrigação de distanciamento social trazidos pela pandemia vieram enfatizar novos hábitos de beleza por parte dos consumidores.


2021 continua a ser um ano em que sentimos maior necessidade de cuidados de bem-estar, tendência que vemos emergir com a aposta em produtos naturais e marcas sustentáveis. 


Mas se ao longo do tempo o setor da beleza e da cosmética teve de se adaptar a uma indústria em mudança e a um novo consumidor, há uma marca que há 50 anos já nascia com os valores da naturalidade e sustentabilidade pelas mãos e visão de um jovem farmacêutico botânico, o Sr. Pierre Fabre, fundador dos Laboratórios Pierre Fabre.


A Klorane é uma marca herdeira da história do seu criador que sempre estudou o mundo vegetal para revelar a inteligência cuidadora das plantas. A cada planta corresponde uma indicação, e é esta filosofia que diferencia a Klorane no mercado da dermocosmética.


“Atualmente, essa herança farmacêutica e botânica é mais importante do que nunca para responder à procura crescente de cuidados sem dúvida naturais, mas também seguros, ecológicos e fáceis de usar no dia a dia. Este ADN da nossa marca faz com que desde 1966 tenhamos esta preocupação pela sustentabilidade que para nós sempre esteve presente e é sem dúvida uma missão continuar a dar corpo à visão do nosso criador e demonstrar que podemos cuidar de nós, enquanto cuidamos da Natureza”, explica, ao Imagens de Marca, Cátia Santos, brand manager da Klorane.


A marca, que se assume hoje como número um em produtos capilares nas farmácias e parafarmácias portuguesas, diz querer educar o consumidor e a própria indústria para novos comportamentos e ideias de futuro onde a naturalidade está no epicentro da mudança.


“Ao iniciarmos este caminho de relevância sustentável, fomos dando vários passos. Começamos por retirar as cartonagens de todos os champôs de 200ml, poupando assim 55 toneladas de cartão, a partir de 2021 todas as embalagens em formato boião colocadas no mercado terão uma redução de 48% de plástico versus a embalagem anterior e 100% dos frascos dos champôs têm 0% de plástico. São apenas alguns dos gestos que a Klorane tem feito para reduzir o seu impacto ambiental. Acreditamos que por sermos um Laboratório pioneiro possamos ambicionar inspirar e ser inspirados pelo resto da indústria”, acrescenta ao IM a responsável da Klorane.


A aposta em inovação contínua faz parte da vontade da marca em perpetuar a visão futurista do Sr. Pierre Fabre. Mas apesar das embalagens serem hoje mais amigas do ambiente, a experiência do consumidor não se tornou menos sensorial, investindo sobretudo numa abordagem de economia circular.

Klorane como marca de dermocosmética especialista, natural e ecoconcebida, precisou de muito tempo, muitas tentativas infrutíferas, discussões e reflexão para aperfeiçoar as fórmulas que tinha idealizado. Alcançar sempre maior naturalidade, sem comprometer a segurança nem a sensorialidade.


Sempre mais inovação para um impacto ambiental mínimo, e manter no coração das suas fórmulas, sempre, a inteligência cuidadora das suas plantas, cultivadas nos nossos 200 hectares de terreno através do processo de agricultura biológica ou respeitando os ecossistemas. A nossa expertise é conseguida através de um board de especialistas, que sempre que lançamos um produto, nos guia para avaliar e pensar em vários impactos e possibilidades de utilizar um ingrediente ativo na sua plenitude, eficácia e tolerância”, refere Cátia Santos.


Já com fórmulas que contêm até 98% de ingredientes de origem natural, a partir de 2021 a Klorane compromete-se a ser uma marca também sem ingredientes de origem animal, tensioativos sulfatados, silicone, óleos minerais e com fórmulas com enxaguamento 100% biodegradáveis. Mas mais do que os próprios produtos, a sustentabilidade é um tema transversal a todas as áreas da empresa.


“Desenvolvemos imenso os métodos de extração de acordo com os princípios da química verde, sem solventes ou com solventes verdes, nos nossos próprios laboratórios de Gaillac, na zona de Tarn, em França. Mantendo o controlo sobre os processos, podemos garantir a rastreabilidade e o doseamento preciso dos nossos extratos. É a garantia de uma eficácia e de uma grande exigência de qualidade no desenvolvimento dos nossos produtos. A Klorane desenvolveu também uma particular mestria na valorização de subprodutos alimentares: a casca da romã, as sementes do cupuaçu, o caroço da manga. Os produtores cultivam o recurso pela sua parte alimentar - o fruto ou a sua polpa - e nós valorizamos o que deveria ser deitado fora. Este tipo de economia circular revela ter um verdadeiro impacto ambiental”, revela Cátia Santos.


Assumindo-se como precursora neste domínio, a Klorane utiliza, desde 2016, 50% de plástico reciclado em todos os seus frascos de champô e está neste momento a iniciar o caminho da cosmética em pó e sólida, esta última utiliza na sua produção menos 90% de água.

 

Fundação Botânica Klorane: atuar na biodiversidade


A Fundação Botânica Klorane é o expoente máximo congregador de toda a missão tornada realidade pela marca, tendo como principal atuação a preservação da biodiversidade vegetal de forma duradoura.


“Imaginamos muitas vezes o botânico com a sua lupa e o seu herbário, enquanto listava as plantas, mas hoje, deve sobretudo fazer a escolha de assumir o compromisso! Em primeiro lugar junto das crianças, que são os futuros guardiões do património vegetal. A Klorane Botanical Foundation permite-lhes tomar consciência logo desde tenra idade da importância da botânica no nosso dia a dia. Através do seu programa “Graine de Botaniste”, mais de 600 mil crianças em todo o mundo foram sensibilizadas. Localmente, também iremos apresentar em breve iniciativas referentes a esta consciencialização das crianças para estarem mais próximas e viverem mais a Natureza”, explica a responsável da Klorane.


 

A Fundação procura ainda criar o envolvimento das populações em quaisquer locais onde a biodiversidade esteja ameaçada, como é o caso do Sahel onde para combater a desertificação, 11 países de África uniram-se em torno do projeto da Grande Muralha Verde: cinto vegetal multiespécies que, quando estiver concluído, atravessará o continente africano de Dakar a Djibouti, ou seja, terá mais de 7 mil km de comprimento por 15 km de largura. Uma ação que recebeu o rótulo UNESCO Green Citizens atribuído pela UNESCO no âmbito da temática da biodiversidade.


O compromisso da Klorane pretende ainda desenvolver continuamente os conhecimentos botânicos, onde são organizamos missões exploratórias em todo o mundo com participação também em programas científicos muito inovadores, em particular para promover a ressurreição de espécies vegetais extintas: uma iniciativa de futuro para combater a erosão da biodiversidade vegetal.


Valores que até ao momento parecem ter conquistado os consumidores portugueses no mercado capilar. Agora a marca diz querer ir ainda mais longe em território nacional através da aposta no segmento de rosto, com influência sobretudo na área da hidratação, terceiro maior segmento em valor.



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