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A indústria da moda está a reinventar-se perante
uma pandemia que veio revelar a necessidade do setor se tornar mais
sustentável.
A
moda circular parece ser a grande tendência do momento, com as marcas a
procurarem criar coleções mais sustentáveis que vão ao encontro das atuais
necessidades dos consumidores.
É o
caso da Pinko, marca de moda italiana, que acaba de revelar o seu mais recente
projeto: uma colaboração contínua com o designer britânico e ex-aluno da
Central Saint Martins, Patrick McDowell,
que irá dar uma nova vida aos restos de stock da marca através da reciclagem. Este
stock é transformado em novas peças, contribuindo desta forma para economizar o
ciclo de produção e gerar um impacto positivo.
Com o foco na moda
sustentável e consumo consciente, a diretora criativa da Pinko, Caterina
Negra, nomeou Patrick, um designer conhecido pela sua ligação à moda
sustentável para criar a coleção "Reimagine".
O trabalho em conjunto entre a Pinko e Patrick tem como objetivo
encontrar soluções inovadoras para
diminuir o impacto da indústria da moda e criar uma abordagem mais
sustentável em relação ao consumo. Enquanto explorava o arquivo Pinko, Patrick
selecionou peças descartadas de stock morto de coleções anteriores, que
reinterpretou e reaproveitou para novas criações.
Cada peça levou entre 6 e 12 horas a ser desconstruída e refeita e
cerca de 1000 metros de tecido foi
reaproveitado. Utilizando algumas
das suas próprias técnicas de design, Patrick deu a estas roupas uma nova vida
e um novo design, permanecendo fiel à natureza e à estética da marca Pinko.
“Estou muito feliz que a Pinko tenha dado este passo ousado em
direção a uma indústria de moda circular. Estas decisões são vitais para
mostrar que as marcas não têm necessidade de acumular stock, mas devem dar um
passo à frente, “reimaginando-as” com coleções novas, interessantes e
relevantes para os seus clientes” refere em comunicado Patrick McDowell.
A coleção cápsula resultante desta primeira colaboração, é abrangente
a diferentes categorias de produtos, desde jeans em tecido, camisas com
lantejoulas, blazers, capas com joias e casacos enriquecidos com acessórios. A
cápsula também incluirá carteiras. A primeira coleção estará
disponível a partir de novembro, no site da marca, nas lojas Pinko e lojas
multimarca selecionadas.
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