Perdas de retorno mediático de 190 Milhões

Pesquisa

Festivais proibidos até setembro
Perdas de retorno mediático de 190 Milhões
8 de Maio de 2020
Perdas de retorno mediático de 190 Milhões
Perdas de retorno mediático de 190 Milhões
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Perdas de retorno mediático de 190 Milhões
Fernando Paula | Marco Silva
Coordenador Editorial TV | Coordenador Editorial Digital

O anúncio foi feito pelo governo e estão proibidos os festivais de verão até ao final de setembro deste ano. A decisão será ainda votada na Assembleia da República, mas tudo leva a crer que estão definitivamente cancelados todos os “espetáculos” até 30 de setembro.


Quem já comprou os bilhetes deverá ter os seus direitos protegidos através de vales compensatórios. A proposta está ainda a ser afinada, mas é seguramente uma dor de cabeça para as grandes produtoras de eventos e grandes marcas que, por norma, dão nome ao próprio festival e às muitas que estão presentes no recinto.

De acordo com uma análise desenvolvida pela Cision, a perda de retorno mediático será superior a 190 milhões de euros. Números relativos às marcas que patrocinam os dez festivais portugueses mais mediáticos.


Segundo a Cision, entre os dez festivais de música mais mediáticos encontram-se o Rock in Rio, NOS Alive, MEO Sudoeste, SuperBock Super Rock, Vodafone Paredes de Coura, O Sol da Caparica, NOS Primavera Sound, EDP Vilar de Mouros, MEO Marés Vivas e EDP Cool Jazz.


A situação afeta não só os promotores, as marcas presentes no recinto, mas também as empresas de eventos. Desenvolvem ações nos grandes recintos dos festivais de verão, mas também trabalham durante todo o ano na produção de eventos, muitos deles, pensados para marcas e empresas. E o negócio dessas empresas, têm obrigatoriamente de se reinventar para sobreviver à pandemia da Covid-19.


Setor dos eventos também se está a reinventar


No que aos eventos diz respeito, dados da Associação de Promotores e Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) de meados de abril davam conta do cancelamento ou reagendamento de 24 800 eventos entre  08 de março e 31 de maio. Estes números baseiam-se num levantamento que a Associação fez junto das principais empresas de venda de bilhetes do país. Ao Imagens de Marca a APEFE não avança um valor atualizado mas garantem que “o número hoje será maior.”


Tendo em conta este contexto, e dada a natureza da atividade das empresas que trabalham neste setor, quisemos saber como algumas das principais marcas de eventos se estão a reinventar e a adaptar o seu negócio a esta nova realidade.


Uma das tendências que conseguimos observar no mercado é a migração para o digital. Pedro Rodrigues, Diretor Geral da Desafio Global, fala-nos exatamente disso. De como a sua empresa pegou em todo o “know-how” que tinha dos eventos e conseguiu levá-lo para o online para criar o que a empresa chamou de Go Live.


Também neste setor, falámos com Pedro Magalhães, Diretor Técnico da Europalco, que partilhou connosco o seu ponto de vista de todo este cenário que obrigou grande parte do mundo a ficar em casa. Ao contrário da Desafio Global e da PMP Eventos, que estão a optar em levar o seu serviço para o online, a aposta da Europalco é um pouco diferente. A empresa está a concentrar-se em mercados que não eram tipicamente o seu target como as lojas, peças para automóveis e talvez até a produção de máscaras.


Apesar de ainda ser cedo para sabermos como vai ser a reabertura para este setor, os profissionais que nele trabalham estão confiantes das soluções que estão a por em prática. O feedback que nos passam é positivo, e acreditam até que no futuro estas soluções que foram criadas para dar resposta a este contexto que atravessamos possam coexistir com as soluções que tomávamos como garantidas no passado. O que será o novo normal? Ainda ninguém sabe. 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Perdas de retorno mediático de 190 Milhões

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Perdas de retorno mediático de 190 Milhões

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile