Newsletter
Pesquisa
A PepsiCo é a mais recente empresa a juntar-se ao Naturall Bottle Alliance, um projeto que visa possibilitar o abandono das garrafas comuns, feitas a partir de um tipo de plástico altamente poluente, o PET, substituindo-as por garrafas feitas a partir de plástico 100% biodegradável. Este projeto faz uso da biomassa, utilizando resíduos de madeiras e a reciclagem de cartão para produzir este material sustentável.
Unindo-se assim a empresas como a Danone e a Nestlé, que já em 2017 se tinham juntado à startup Original Materials para desenvolver recipientes feitos com base em material vegetal sustentável, espera-se que em 2020 esta iniciativa tenha a capacidade de produzir embalagens com 75% de base biológica.
E esse objetivo não é assim tão ambicioso: em testes que decorreram no ano passado chegaram a ser produzidos exemplares com 80% de base sustentável, esperando-se que em pouco tempo seja possível que tal valor chegue perto dos 95%.
Estando todo este material biodegradável a ser produzido numa fábrica no Canadá, esta iniciativa visa a produção de um total de até 18 mil toneladas das garrafas que dele derivam. Como refere o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Nestlé, Massimo Casella, a adesão da PepsiCo ao projeto mostra a sua revelância, contribuindo assim para o seu fortalecimento e como motivação para outras empresas que tenham interesse em juntar-se, avança o Brainstorm9.
Apesar de recicláveis, grande parte das garrafas fabricadas a partir do PET acaba por ser descartada de forma inconsciente, poluindo assim o ambiente. Isto porque, quando acabam por chegar aos mares e oceanos, estas embalagens demoram cerca de 400 anos para se degradarem completamente, chegando a colocar em risco a biodiversidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.