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Cerca de 25 anos depois de ter lançado a plataforma de pagamentos digitais, o PayPal está a “inaugurar uma nova era para os clientes” com um novo logótipo, concebido pela empresa de design Pentagram.
Embora as alterações de design, feitas por Andrea Trabucco-Campos, e pela sua equipa do Pentagram, em colaboração com equipa interna da marca, sejam bastante subtis, os novos pormenores têm como objetivo ajudar o PayPal a se destacar dos seus concorrentes no espaço de fintech (tecnologia financeira, em português), dando à marca uma aparência mais universal e acessível.
Prometendo simplicidade e flexibilidade em linha com os seus produtos, a nova identidade de PayPal inclui um novo tipo de letra personalizado para o nome da marca, agora com bordas arredondadas, um monograma mais nítido e uma paleta de cores simplificada, que inclui uma nova cor para o nome da marca.
Sobre o primeiro detalhe mencionado, é talvez a mudança de visual mais óbvia, uma vez que o novo do PayPal não está inclinado, diferenciando-se de todos os anteriores da marca, que remontam ao lançamento da empresa em 2000.
Além disso, a palavra PayPal, na nova imagem, também é preta em vez de azul. Este último aspeto, pode não parecer uma grande mudança visual à primeira vista, mas é um movimento estratégico quando se trabalha no mundo do fintech, noticia o Fast Company. Como o comunicado de imprensa da marca esclarece, a nova escolha de cor do PayPal “diferencia-o do azul que se tornou sinónimo de fintech” (por exemplo, o Revolut ou Wise).
Quanto à nova paleta de cores do PayPal como um todo, esta também foi simplificada para cinco tons principais que podem ser usados em combinação: branco, preto, azul brilhante, azul escuro e azul turquesa. O amarelo, que era uma das antigas cores de destaque da marca, foi totalmente eliminado da paleta devido ao seu aspeto “desatualizado”, escreveu a Pentagram, na nota.
Por sua vez, a nova letra personalizada da PayPal é derivada de uma já existente desenvolvida pela Lineto Type Foundry, chamada LL Supreme, que é, atualmente, um dos tipos de letra mais comuns no mundo do design.
Segundo a empresa de design, as “formas universais intemporais” do tipo de letra permitem que os leitores se concentrem na mensagem. “Da mesma forma, o PayPal Pro pretende ser construído exclusivamente a partir de linhas retas e curvas circulares nos cantos”, acrescenta.
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