Newsletter
Pesquisa
São recorrentes as sugestões de desafios à paciência, leituras e críticas de cinema nesta altura de pandemia, mas a verdade é que os portugueses estão, infelizmente, a ler cada vez menos.
Segundo dados da GfK Portugal, a venda de livros em Portugal caiu abruptamente, na semana de 16 a 22 de março, onde foi registada uma descida de dois terços do valor (-65,8%), em comparação com a semana homóloga do ano passado.
É possível que estes números se justifiquem com a quebra que se fez sentir a nível económico e que levou muitas pessoas ao desemprego, ainda assim neste período, foram vendidas menos 121,6 mil unidades, o quer representa menos 1,6 milhões de euros no mercado. Nos hipermercados a redução na compra de livros atingiu os 40% e nas livrarias os 73%.
Segundo a consultora as categorias mais atingidas foram a “Vida Prática/Lazer/Atualidades” (-75%), a Infantil/Juvenil (-64%) e a Literatura (-58%), sendo que apenas contaram para este estudo livros não escolares. A GfK explica ainda que para a elaboração deste estudo considerou 1.500 pontos de venda online e offline durante a semana 12 dos anos 2019 e 2020.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.