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O Barómetro Nielsen Covid-19, tem durante as últimas semanas medido o
impacto da pandemia a vários níveis, sejam sociais, económicos ou de consumo. A
sexta edição coincidiu com a semana da páscoa e por essa razão foi possível à
empresa de medição e análise de dados perceber quais foram as alterações
sofridas durante esta época tão cultural a nível nacional.
Ao contrário do esperado o barómetro verificou que os portugueses mantiveram
as tradições de Páscoa em quarentena notando-se mesmo um crescimento de 9% nos bens
de grande consumo em comparação com o mesmo período em 2019.
Os produtos que tiveram mais procura nestes dias foram a alimentação
(+13%) com especial relevância para a confeitaria e doçaria que registou um
aumento de 14% nas vendas o que levou esta categoria a entrar para o ranking
das que mais crescem no setor alimentar.
Também o setor das bebidas notou um crescimento relevante (+8%) sendo que
são as alcoólicas que ganham maior atenção na altura da compra, nomeadamente cervejas,
sidras e panaches que registam um aumento de 18%. Os frescos foram o terceiro
segmento que mais cresceu durante as festividades, mas aquele que registou
menos dilatação com aumento de apenas 1%.
Segundo o barómetro, “potenciadas pelo confinamento em casa, as vendas em
contexto online mantêm-se com crescimentos muito elevados. Nesta semana, o
número de ocasiões de compra online cresce 110% e aumenta 128% em novos lares.”
Já no que diz respeito a produtos de Higiene Pessoal e do Lar, registaram
uma retração de 5%, justificado pelo efeito do armazenamento, sendo que o consumo
de papel higiénico foi o que mais chamou a atenção pois sofreu uma quebra de
13%.
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