Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
De acordo com o estudo, 73% dos portugueses consideram fácil a adaptação às tecnologias contactless.
As tecnologias contactless, impulsionadas pela pandemia da covid-19, estão mais presentes no nosso dia a dia. O Barómetro Europeu do Observador Cetelem foi saber se, depois de mais de um ano de uso destas soluções, os portugueses consideram fácil a sua utilização e quais as atividades que ficam mais facilitadas.
De acordo com o estudo, 73% dos portugueses consideram fácil a adaptação às tecnologias contactless, um valor acima da média dos 15 países europeus (66%) abrangidos pelo inquérito. Os dados revelam que os mais novos, dos 18 aos 34 anos, são os que acham mais fácil esta adaptação (70%), seguindo-se a faixa dos 35 aos 49 anos (69%). Mais de metade (62%) dos que têm idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos também considera ser fácil.
Para os inquiridos as plataformas de compras online (79%), de acesso a informação (76%) e os meios de pagamento contacless (74%) são as mais fáceis de utilizar; e apontam que as compras (73%) e tarefas diárias como gerir contas bancárias e tratar de burocracias (70%) ficaram simplificadas.
Apesar de a maior parte considerar fácil a adaptação às tecnologias contactless, se tiverem escolha, 58% dos portugueses e 60% dos europeus não optam por algumas destas soluções. Em parte, isto acontece porque são mais aqueles que não gostam de algumas das novas soluções (56%) do que os que gostam (44%) – um valor em linha com a média europeia (55%).
Quanto à sua perceção face à experiência de outros indivíduos, os portugueses são dos mais pessimistas, e consideram que os mais velhos (22%), os que têm problemas financeiros (14%) e os que perderam capacidade de independência (10%) têm menos facilidade em adaptar-se a esta realidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.