Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
No último ano, o crescimento
anual das vendas das empresas retalhistas através de canais digitais foi de
5,3%.
A crise pandémica acelerou, entre
quatro e cinco anos, a transição para o comércio eletrónico na Europa,
sobretudo no setor do retalho – mostra um novo estudo da seguradora Euler
Hermes, intitulado “European food retailers: The bitter digital aftertaste of
the Covid-19 legacy”.
O estudo veio mostrar que, só no
último ano, o crescimento anual das vendas das empresas retalhistas através de
canais digitais foi de 5,3% – “quase o dobro do crescimento médio registado nos
últimos 10 anos, impulsionado por um maior número de refeições feitas em casa e
pelo aumento da procura por produtos de higiene pessoal e de uso doméstico”,
revela o documento. Já nos cinco principais mercados europeus – Reino Unido,
França, Itália, Espanha e Alemanha –, o relatório mostrou que a penetração do
comércio eletrónico nas vendas de produtos de supermercado varia atualmente entre
os 3% e os 11%.
Ainda durante a primeira metade
deste ano, apesar da abertura progressiva de bares e restaurantes, as vendas
através de comércio eletrónico cresceram 2,4%. De acordo com os economistas da
Euler Hermes, “esta tendência deverá manter-se independentemente do alívio das
medidas para controlo da pandemia”.
Contudo, o estudo alerta que este
crescimento poderá ter um impacto negativo na rentabilidade do setor, “uma vez
que os elevados custos operacionais não se repercutem no preço apresentado aos
consumidores”. As estimativas da Euler Hermes revelam que cada ponto percentual
de compras que transite para os canais online implicará perdas de mais de 13
mil milhões de euros em vendas e quase dois mil milhões de euros em lucros na
receita das empresas de retalho alimentar – o equivalente a 4% do total.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.