Newsletter
Pesquisa
Os dados são do “entusiasmómetro” da NOS, uma solução 5G de analítica de som, apoiada por inteligência artificial, desenvolvida pela NOS, que mediu em tempo real e de forma automatizada as reações sonoras do público, no palco da marca.
Os Muse registaram o maior número de aplausos do público do NOS Alive, seguidos de Nine Inch Nailes e Jet - os três concertos mais aplaudidos ao longo dos três dias do festival.
Por sua vez, Olivia Rodrigo salientou-se pelos gritos, dado que o seu concerto foi aquele onde os fãs mais gritaram. Também no top de gritos constaram as atuações de Mark Ambor e Benson Boone. Este último artista foi também aquele que conseguiu um maior envolvimento da multidão, seguido de Noah Kahan e Olivia Rodrigo - tudo no primeiro dia.
Justice, Muse e Jet protagonizaram as atuações que, durante os três dias, geraram maior intensidade de reações entre o público. Destaque também para Girl in Red, cujos fãs mais cantaram as suas músicas, seguida por Benson Boone e Mark Ambor. Na variável dos assobios, The Wombats assumiram a liderança.
Integralmente desenvolvida pela NOS Inovação, “esta solução permitiu à NOS e à organização do NOS Alive aferir em tempo real e de forma automatizada as reações sonoras do público no Palco NOS e obter resultados sobre a variação de tom e de intensidade”, lê-se num comunicado enviado às redações.
Recorrendo à inteligência artificial e ao 5G, foram analisados diversos tipos de sons (como palmas, gritos ou assobios), captados através dos microfones ultrassónicos de alta precisão da startup Amago Audio.
Os dados analíticos tiveram como objetivo refletir o impacto que a música teve no público, evidenciar a conexão que os artistas em palco estabeleceram com os seus fãs e demonstrar o potencial valor que a ciência de dados pode ter na avaliação de grandes eventos culturais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.