Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de
audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter
estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos
continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é
preciso estarmos juntos!
Ao longo desta semana todo o mundo teve a
oportunidade de acompanhar de que forma a criatividade está a adaptar-se
a esta nova realidade.
Desde a igualdade de género ao tema do racismo, da importância da comunidade ao regresso do storytelling, foram 5 dias de pura inspiração e partilha.
Nos últimos dias do festival digital LIONS Live foram distinguidas as marcas e agências que marcaram a década. A Wieden +
Kennedy, Portland foi a grande vencedora na categoria de “Agência
Independente” e a ALMAP BBDO, São Paulo foi designada como “Agência da
Década”.
No
que toca às marcas, o terceiro lugar foi para a Volkswagen, em segundo
lugar a Nike e em primeiro lugar como “Marca da Década” ficou a Procter & Gamble.
No prémio mais especial e antigo do Cannes Lions,
o Palme d´Or, anunciada pela primeira vez em 1956, o grande vencedor
foi para produtora MJZ, USA. Já na categoria de “Network da Década” o
prémio foi para a BBDO, Worldwide.
“Estamos unidos” pela criatividade
A
pandemia de coronavírus veio mostrar que apesar de estamos todos no
“mesmo barco” navegamos em barcos diferentes. Os mais vulneráveis e as
minorias são mais afetadas pela Covid-19 e por vezes as menos apoiadas.
Através
da união, criatividade e sentido de propósito, as minorias podem
emergir mais fortes das crises e é também por isso que o Cannes Lions
dedicou os últimos dias dando a conhecer alguns exemplos na indústria da
criatividade que olharam para o desafio como uma oportunidade.
É
o caso de uma ideia criativa da Alma & We Are All Human que
permitiu que a comunidade hispânica se unisse, emergisse “das sombras” e
conseguisse recuperar da pandemia. Um exemplo de como as ideias
culturais podem ser transformadas em comunicação relevante.
Salvámos vidas ou matámos muitas mais?
Mais
do que uma pandemia, o momento revelou os verdadeiros e reais problemas
que a sociedade enfrenta e que muitas vezes são ainda tabu. Ficar
em casa permitiu salvar milhões de vidas contra a Covid-19 mas muitas
ficaram silenciadas e aprisionadas. Mulheres de todo o mundo foram
subitamente presas 24 horas por dia dentro de quatro paredes com um
agressor violento. A ONU estima que os incidentes de violência doméstica
tenham aumentado em 15 milhões como resultado das restrições da
pandemia.
Com
interação social limitada e sem espaço para fazer chamadas
particulares, pedir ajuda tornou-se ainda mais difícil. E é aqui que os
vizinhos podem fazer toda a diferença, já que também eles próprios
ficaram confinados às suas casas, podendo ouvir através das suas paredes
o que se passa na casa ao lado. Porque o ditado “entre marido e mulher
não se mete a colher” não faz qualquer sentido quando falamos de
violência.
A
comunidade criativa está também atenta ao momento e é provável que nos
próximos tempos assistamos a uma nova onda de comunicação que pretende
novamente debater o assunto na sociedade.
Aprender com os tempos que vivemos.
2020
é um ponto de viragem crucial para o mundo mas sobretudo para os EUA.
Tempos tumultuosos marcados pelos vírus mortais da COVID-19 e a
injustiça racial desmascararam graves disparidades na sociedade.
Há
até quem fale em duas pandemias. O momento obriga a que todos juntos
sejamos capazes de impulsionar a inclusão relevante, encontrando
inspiração na preserverança da comunidade. A criatividade é necessária,
mais do que nunca, para impor justiça, equidade e mudança.
Estamos
a experienciar um momento único na nossa história, do mundo e da
criatividade.
O “era uma vez” está a ser escrito por todos e cada um de
nós. O medo é muito, sabemos que sim. É preciso que todo este esforço
valha a pena e que no fim o bem vença e termine com um “foram felizes
para sempre”.
Artigos Relacionados
fechar
fechar
Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si
Empower Brands Community Newsletter
Obrigado, consulte o seu email.
Li e aceito a política de privacidade.
fechar
X
Faça parte da nossa comunidade!
A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.
Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.
SUBSCREVER
Obrigado, consulte o seu email.