Newsletter
Pesquisa
As agências e as marcas gostam de festivais, e entre Abril e Maio aconteceram os prémios de publicidade mais relevantes da península ibérica: o festival do Clube de Criativos de Portugal, o Festival do Club de Creativos de España (CdC) e o El Sol (Festival Iberoamericano de la comunicación publicitária).
Os festivais continuam a ser uma boa fotografia dos mercados, apesar dos desvios: há agências que não concorrem, há muitas campanhas para associações e causas, há anúncios de imprensa que nunca ninguém viu e há projectos dos quais não encontro prova de vida no google. Mesmo com todas estas anomalias, quando olhamos para os resultados destes 3 festivais, ficamos a conhecer rapidamente a qualidade criativa da publicidade de Portugal e Espanha no último ano.
Neste momento, o leitor perguntará: mas existe uma península ibérica da publicidade? Porquê olhar para Espanha quando trabalhamos num mundo tão globalizado? Não tenho outra resposta: Espanha é o único país com o qual fazemos fronteira, é um mercado 5 vezes maior que o nosso sobre o qual sabemos pouco (sendo que Espanha sabe ainda menos sobre nós) e, talvez por ter vivido lá, é um país pelo qual tenho particular curiosidade. Antes de chegar o festival de Cannes e a nossa inevitável comparação com o resto do mundo, é interessante compararmo-nos com o país que nos está mais próximo.
Assim, podem ver em baixo as ideias portuguesas e espanholas que ganharam ouro nestes 3 festivais. Ganhar ouro é ganhar ouro: é sentar-se nas filas certas da plateia, subir ao palco, sair nas fotos, é certo, mas isso dura pouco. O melhor sabor que fica de um ouro é que ele representa o máximo do talento, da ambição e da coragem publicitária de um país, nos últimos 12 meses de trabalho. E isso vale para quem faz as ideias, tanto como para as marcas que as compram.
Os ouros do CCP:
Cant’t Skip Us - Turismo de Portugal (foi também Grande Prémio)
- O segredo de Natal - NOS
- 90 anos a fazer amigos - Super Bock
- Árvore da esperança - Presidência da República
- Desnecessórios - Dacia
- Mesas Bohemias da Sagres Bohemia
- A greater wall do Festival Muro (vídeo não disponível)
- Couro azul website
- The best chair - Mercedes
- O primeiro whatsapp bar do mundo - Jameson
- Plantas do Festival Lisb-on
Os ouros do CdeC de Espanha:
- Scary Clown Night - Burger king (foi também Grande Prémio)
- El hombre invisible - Audi
- Por siempre jamás - Audi
- Camaleón Smart
- Más allá del dinero - Santander
- Decisions - Red Cross
- Llave Allen - Ikea
- Pulmantur Cruceros (várias execuções)
- Eterno Calderón Revista Libero
- Sabadell Préstamo Expansion chrome extension (vídeo não disponível)
E os ouros de Espanha no festival El Sol:
- Scary Clown Night - Burger King (sol de platina, o prémio mais importante do Festival)
- Llave Allen - Ikea
- Por siempre jamás - Audi
-Imprensa em real time Tomate/framboesas - Aldi
(vídeo não disponível*)
- Opel (várias execuções)
- Asociacion española de floristas (várias execuções)
- Finding Fariña para Librerías de Madrid
- Santander formula 1 (vídeo não disponível*)
- Dytective Samsung
- El color especial de Sevilla para Tanqueray
- Sabadell Expansión chrome extension (vídeo não disponível*)
- The lunch gap searcher para Fotawa (vídeo não disponível*)
- Corresponsales de guerra en el cancer de mama para Samsung
Nota: não incluí a categoria Meios porque ela não existe no CdC, nem a categoria Design, porque em Espanha ele tem um festival próprio.
Os vídeos não disponíveis podem ser consultados nas páginas dos festivais, em http://archivodelacreatividadcdec.com/piezas.html e em https://elsolfestival.com/el-sol-2018/premiados/
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.