Newsletter
Pesquisa
As cidades estão a competir para se posicionarem como pontos de interesse cultural, com os museus e atrações no centro. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), este produto representa cerca de 40% de toda a indústria a nível mundial. É aqui que se posiciona também o turismo de arquitetura que pretende tirar partido do património arquitetónico nacional ajudando a alavancar a atividade turística, reduzindo a sazonalidade e tornando mais sustentável o destino.
Neste episódio da rubrica “Destino Sustentável”, em parceria com o Turismo de Portugal, encontramo-nos com dois projetos que através da arquitetura conseguiram reinventar-se e tornar atrativo locais de grande história e património nacional.
É o caso do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, um projeto do prestigiado arquiteto Souto Moura, vencedor do prémio Pritzer 2011, que está inserido no ambiente único do Claustro do Rachadouro, perfeitamente integrado no Mosteiro de Alcobaça, uma das Sete Maravilhas de Portugal e classificado como Monumento Nacional e Património da Humanidade da UNESCO.
Seguimos depois em direção ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. A reabilitação do espaço possibilitou a conservação e adaptação de um edifício em ferro e vidro. Nesse sentido, foi possível redesenhar as vidraças em colaboração com a Covina – Companhia Vidreira Nacional, e tornar este espaço num local de visita obrigatório na cidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.