ghost image socials
A nova paisagem sonora de Lisboa
Os sons de uma cidade turística sem turistas
25 de junho de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Os sons de uma cidade turística sem turistas

Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!

Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!


É uma série de “postais sonoros” que capturam a atmosfera especial de uma cidade turística sem turistas.


Antes das restrições impostas devido à propagação do novo coronavírus, Lisboa vivia uma época de ouro a nível turístico. Em 2019, os World Travel Awards elegeram a capital portuguesa como o melhor destino para escapadinhas urbanas pelo terceiro ano consecutivo. Nesse ano a cidade recebeu quase 5 milhões de turistas, com um rácio de 9 visitantes por cada habitante, superando inclusive cidades como Londres ou Barcelona.


Tudo se alterou em poucas semanas, com a Covid-19 a provocar uma espécie de terramoto turístico. A ausência de turistas nas ruas transformou por completo a paisagem sonora de Lisboa, marcada agora por um silêncio, dizem, inquietante.


Tal como destaca a plataforma The Conversation, uma fonte de notícias e análises escritas pela comunidade académica e investigadora internacional, a atmosfera lisboeta foi recentemente capturada por profissionais de diversos países ligados ao projeto “Souds of Tourism”, que desde 2018 estudam o impacto do turismo nos ambientes sonoros urbanos, e que já tinham a cidade portuguesa como case-study.


O resultado é uma série de vídeos, que mostram como a pandemia revelou uma imagem sonora pouco habitual de Lisboa. O silêncio apoderou-se das ruas e das praças vazias dos bairros do centro da capital e o ruído dos aviões que sobrevoam a cidade na aproximação ao aeroporto desapareceu de repente. Um conjunto de imagens e sons para mais tarde recordar num mundo Pós Covid-19.

 

Artigos Relacionados

A opinião de Eduardo Tavares
8 de julho de 2020
Opinião
A campanha que incentiva a viajar
6 de julho de 2020
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.