Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!
É uma série de “postais sonoros” que capturam a
atmosfera especial de uma cidade turística sem turistas.
Antes das restrições
impostas devido à propagação do novo coronavírus, Lisboa vivia uma época de
ouro a nível turístico. Em 2019, os World Travel Awards elegeram a capital
portuguesa como o melhor destino para escapadinhas urbanas pelo terceiro ano
consecutivo. Nesse ano a cidade recebeu quase 5 milhões de turistas, com um
rácio de 9 visitantes por cada habitante, superando inclusive cidades como
Londres ou Barcelona.
Tudo se alterou
em poucas semanas, com a Covid-19 a provocar uma espécie de terramoto
turístico. A ausência de turistas nas ruas transformou por completo a paisagem
sonora de Lisboa, marcada agora por um silêncio, dizem, inquietante.
Tal como
destaca a plataforma The Conversation, uma fonte de notícias e análises escritas
pela comunidade académica e investigadora internacional, a atmosfera lisboeta
foi recentemente capturada por profissionais de diversos países ligados ao
projeto “Souds of Tourism”, que desde 2018 estudam o impacto do turismo nos
ambientes sonoros urbanos, e que já tinham a cidade portuguesa como case-study.
O resultado é
uma série de vídeos, que mostram como a pandemia revelou uma imagem sonora
pouco habitual de Lisboa. O silêncio apoderou-se das ruas e das praças vazias
dos bairros do centro da capital e o ruído dos aviões que sobrevoam a cidade na
aproximação ao aeroporto desapareceu de repente. Um conjunto de imagens e sons
para mais tarde recordar num mundo Pós Covid-19.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.