Quando não sabemos o que dar aos nossos pais, muitas vezes um gadget tecnológico é a opção ideal.
Ideal para quem dá… Ainda a gastar os últimos cartuxos do Natal, a Kaspersky desenvolveu um estudo “The Rise of Can You Just…” onde concluiu que o dinheiro investido pelos filhos em prendas tecnológicas é na maioria das vezes desperdiçado porque os pais não estão tecnicamente preparados para dar uso a estes presentes.
A empresa de ciber segurança quis ir mais a fundo nesta questão e descobriu também que esta é uma realidade que muitos se recusam a admitir até ao dia de Natal, o estudo mostra que, sem a ajuda de amigos ou familiares mais jovens, é muito complicado para as gerações mais velhas usufruírem sem dificuldades dos seus dispositivos e gadgets tecnológicos e em media só um mês depois de receberem é que 9% dos pais portugueses, conseguem começar a tirar proveito dessas prendas.
As conclusões são claras, 40% dos pais portugueses com filhos maiores de 16 anos classificam-se como inexperientes em novas tecnologias e 41% afirmam lutar diariamente contra os desafios tecnológicos sem o apoio dos seus filhos.
A tecnologia é cada vez mais fundamental nas nossas vidas e muitas vezes acaba até por ser motivo de “suborno” por parte de pais e avós, que segundo um estudo também da Kaspersky realizado no verão passado, o fenómeno FOMO - fear of missing out (ou o medo de perder ou de ficar de fora) que é muito comum entre esta geração e leva a que cerca de
25% dos avós a subornar os netos para receber apoio digital.