Newsletter
Pesquisa
Chegou de repente, sem manual de instruções e sem data de validade. Assim
foi a adaptação ao novo COVID-19 e ao confinamento, mas agora que algumas
medidas de restrição começam a dar tréguas, os portugueses mostram-se felizes
com as mais recentes rotinas a que a nova realidade os obrigou.
O Barómetro Nielsen COVID-19, fez um balanço à semana 17 do ano, mais
precisamente entre 20 a 26 de abril de 2020, um período marcado “pelo início
das emissões da Telescola destinada a alunos do Ensino Básico e pelas
comemorações em moldes não habituais do “25 de abril” e constatou que
relativamente aos hábitos de compra se notaram algumas alterações. Seguindo os
exemplos de Espanha e Itália, existiu um aumento de 8% face ao ano passado, nos
bens de grande consumo, que totalizaram vendas na ordem dos 169 milhões de
euros.
A preferência de compra recai em grande escala no e-commerce que apresentou
um crescimento de 244% em número de ocasiões de compra e de 225% em número
médio de lares a comprar online.
Já a o retalho apresentou decréscimos nos setores de Higiene Pessoal, Lar
e Frescos, sendo os produtos associados à vida fora de casa aqueles que mais
foram afetados, são exemplo disso o calçado (-44%) e os produtos
solares (-91%). Já o setor das bebidas alcoólicas foi aquele que mais cresceu (+10%),
nomeadamente em produtos como Cervejas, Sidras, Panachés (+15%)
Todos os dados presentes no estudo do barómetro Nielsen são comparados em
relação ao período do ano homólogo, neste caso os dias entre 20 e 26 de abril
de 2019.
Segundo Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen, “o
período em análise demonstra a adaptação dos consumidores à vida em quarentena,
na medida em que as vendas de FMCG (Fast-moving Consumer Goods - Bens de
consumo em movimento rápido) parecem demonstrar a procura para responder
a necessidades que se têm vindo a evidenciar ao longo destas últimas semanas.
A preocupação em assegurar uma alimentação com validade alargada e
passível de ser conservada por mais tempo e produtos relacionados com a higiene
saltam à vista no topo da lista de compras dos Portugueses neste estado de restrição”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.