Os novos desafios de liderar à distância

Pesquisa

A opinião de Bruno Batista
Os novos desafios de liderar à distância
28 de Novembro de 2020
Os novos desafios de liderar à distância
Os novos desafios de liderar à distância
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Os novos desafios de liderar à distância
Bruno Batista
CEO da GCI

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Desde março que tudo nas nossas vidas mudou. E mudou por causa de um fenómeno à escala mundial que alterou hábitos, tendências, formas de trabalhar e de comunicar. É como se a Primavera tivesse trazido consigo um conjunto de resoluções que aplicou no nosso dia-a-dia de uma forma criteriosa.

 

Em muitas empresas o teletrabalho, até então deixado para um plano secundário, assumiu lugar de destaque e nomes como Zoom, Teams ou Google Hangouts passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Outras organizações viram-se forçadas a desenhar planos de ação específicos a cada cliente com o objetivo de minimizar eventuais impactos e assegurar a continuidade das atividades inerentes aos negócios. Outras, por força da sua atividade, entraram em layoff.


Pelo meio a comunicação, principalmente, a comunicação interna assumiu um papel de destaque e em muitos casos teve de se reinventar, e noutros começar quase que do zero. Afinal, as pessoas, as nossas pessoas, são o ativo mais valioso que temos na organização.


Com a comunicação a assumir um papel chave ao nível das relações humanas, foi interessante perceber e sobretudo sentir e ver como dois departamentos que muitas vezes trabalham de costas voltadas – Comunicação e Recursos Humanos – deram as mãos e comunicaram de modo a manter equipas motivadas, unidas, ainda que à distância.


As formas de comunicação foram e são várias, mas há uma que se destaca: o papel que o líder teve e tem na forma como geriu e gere o engajamento. Quem não conhece líderes que nunca haviam dirigido a palavra aos seus colaboradores (por exemplo em empresas com colaboradores em clientes) e que de repente arregaçaram as mangas e enviaram email, gravaram vídeo motivacional, foram ao terreno falar com a sua gente?


Mas os desafios não se ficam por aqui, pois a comunicação em tempo de pandemia também “sofreu” ajustes quando o tema é recrutar/selecionar ou integrar novos colaboradores. E mais uma vez os departamentos de Comunicação e de Recursos Humanos têm de estar alinhados, o que demonstra o papel chave que a comunicação interna e externa tem nos dias de hoje.


Um papel que já se sabia e conhecia ao nível das marcas e da criação do respetivo valor, mas que ao nível do cliente interno ainda, e na maioria dos casos, se encontrava num estadio algo embrionário, que em muitos casos não passava de um encontro anual – leia-se jantar de Natal –, de um eventual team building.


Pela evolução que a comunicação teve nos últimos meses, permita-me que deixe três sugestões que deve ter em conta sempre que o seu público é as suas pessoas: fale com clareza e sensibilidade; lembre-se que o seu cliente interno é o seu melhor cliente, o seu melhor influencer; nunca mais esqueça o poder da comunicação e em particular da comunicação interna. Afinal… o que era já não volta a ser.


 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Os novos desafios de liderar à distância

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Os novos desafios de liderar à distância

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile