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As consequências da pandemia a nível
económico e social são cada vez mais evidentes. A forma como os consumidores
pensam e se comportam mudou consideravelmente.
De acordo com o
relatório Global Consumer Insights Survey 2020 elaborado pela PwC, a Covid-19
aumentou a popularidade do comércio online, o interesse pelos produtos sustentáveis,
a preocupação pela saúde e o planeamento dos gastos. Estas mudanças tenderão a
prolongar-se no tempo inclusivamente depois da crise sanitária.
O estudo, que
inclui as respostas de mais de 23 mil individuos de 27 nacionalidades,
determina que 50% dos consumidores reduziu as suas compras nas lojas físicas.
Em simultâneo, registou-se um considerável crescimento do e-commerce. A
utilização do telemóvel, do computador e do tablet como canais de compra
aumentaram 45%, 41% e 33%, respetivamente.
No que diz
respeito aos produtos mais adquiridos, além dos alimentos, destaque para todos
os artigos relacionados com o entretenimento, os equipamentos eletrónicos e os
computadores. No outro extremo estão os setores da roupa e do calçado, o
equipamento desportivo e a restauração, que foram aqueles que mais sofreram com
a pandemia, com uma diminuição nos gastos que varia entre os 35% e os 50%.
A saúde e a
sustentabilidade são dois temas que fazem agora parte da lista das preferências
dos consumidores com mais força do que nunca.O compromisso com o meio ambiente
e as compras eco-friendly estão na ordem do dia. De acordo com a PwC, “45% dos
entrevistados em todo o mundo garantem que evitam, na medida do possível, a
utilização do plástico nos produtos que adquiriram e 43% espera que as marcas
sejam responsáveis em relação ao impacto ambiental dos seus produtos”.
De realçar
ainda que cerca de metade dos inquiridos (à volta de 40%) sentiu perdas
económicas efetivas devido à pandemia. As expectativas relativamente aos gastos
diminuíram, por isso, consideravelmente.
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