Orgulho a preceito

Pesquisa

A opinião de Paulo Gonçalves
Orgulho a preceito
25 de Junho de 2025
Orgulho a preceito
Orgulho a preceito
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Orgulho a preceito
Paulo Gonçalves
Responsável Marketing e Comunicação APICCAPS
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

Criada nos anos setenta do século passado, com o objetivo promover e valorizar o "Made in Italy", a Pitti Uomo é, hoje por hoje, uma das maiores plataformas de moda masculina de todo o mundo.


Ao longo de cinco décadas, a Pitti Uomo tornou Florença o verdadeiro coração da moda italiana, acolhendo, duas vezes ao ano, 20.000 profissionais de todo o mundo.

 

Desenganem-se, porém, todos aqueles que entendem que o fenômeno ocorreu por uma qualquer casualidade. Pelo contrário, em janeiro e em junho, Florença, o berço de Emilio Pucci, Gucci ou Salvatore Ferragamo, veste literalmente o Fato de gala, pigmentando as ruas de cor. Em resultado, em janeiro e em junho, a Pitti Uomo assume-se como o mais importante termómetro para as tendências da moda masculina, acolhendo as mais prestigiadas marcas, estilistas e compradores profissionais. E a magia acontece.

 

Durante quatro dias, nada é deixado ao acaso. Pela capital da Toscânia, aprimora-se a arte do bem receber. Depois, a riqueza artística, histórica e gastronómica da cidade, que atrai milhões de pessoas todos os anos, faz toda a diferença.  

 

A Pitti Uomo é um caso de estudo de uma estratégia coesa, bem delineada e sustentada no tempo, de como um país, uma cidade e uma indústria associam orgulho a preceito, esquecem rivalidades antigas e se mobilizam no bem comum.

 

Em Portugal, existe um dos mais consolidados clusters da moda em Portugal, com empresas de excelência nos setores têxtil, vestuário, calçado, joalharia ou artigos de pele. Em conjunto, empregam mais de 200 mil trabalhadores e são responsáveis por exportações no valor de oito mil milhões de euros. Ainda que persista, na sociedade portuguesa, um discurso profundamente enviesado - e muito preconceito - relativamente aos setores ditos tradicionais, são precisamente as indústrias como as da moda que permitem equilibrar a balança comercial portuguesa. O seu peso na economia nacional é tão relevante que nem os filósofos dos números a questionam.

 

Do ponto de vista estratégico, importa que a promoção destes setores seja pensada numa perspetiva alargada, fortalecendo a identidade nacional através de uma narrativa elaborada, capaz de reforçar o saber-fazer como expressão de excelência. Reforçar a ligação à arte e à cultura portuguesa pode, igualmente, ser uma nova alavanca, assumindo-se como determinante para assegurar novos alicerces de criatividade e atingir novos públicos. A aposta na marca própria, deve ser - em definitivo - uma realidade. Depois, é preciso tempo e estabilidade, para que os resultados resistam aos ciclos políticos. 


A discussão não é nova, mas renova-se regularmente, sendo - por isso - necessária. A imagem de Portugal é um bem coletivo, porventura o nosso principal património, pelo que não deve ser descurada. Agora que os holofotes internacionais parecem finalmente estar virados para o nosso país, é tempo de capitalizar essa atenção e consolidar uma imagem forte e coerente de Portugal no exterior.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Orgulho a preceito

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Orgulho a preceito

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile